facebook
13/05/2021

Sábado (15) tem campanha de vacinação em Irati

Sábado (15) tem campanha de vacinação em Irati

Neste sábado (15), o município de Irati estará realizando campanha de vacinação contra a Influenza e Covid-19. Unidades de Saúde e a Unidade Volante do Parque Aquático estarão abertas para receber os grupos que estão sendo atendidos neste momento.

Influenza

As unidades Ademar Vieira de Araújo, Vila São João, Pinho de Baixo, Guamirim, Alto da Lagoa, Pirapó, Palmital, Gonçalves Junior, Itapará estarão abertas, das 08h às 17h, realizando vacinação contra Influenza para os seguintes grupos: crianças de 6 meses a 5 anos 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas, trabalhadores de saúde, idosos acima de 60 anos e professores ativos até 54 anos.

No Parque Aquático, nas tendas montadas ao lado do Pavilhão de Exposições João Wasilewski, estará sendo realizada a vacinação para Influenza, na modalidade Drive Thru. Poderão usufruir deste atendimento as gestantes, puérperas, trabalhadores de saúde, idosos com 60 anos ou mais e professores ativos até 54 anos, visto que as pessoas da faixa etária, de 55 a 59 anos, estará sendo vacinada contra a Covid-19, conforme disponibilidade da vacina.

Covid-19

Neste dia, no Pavilhão de Exposições João Wasilewski, no Parque Aquático, estarão sendo vacinados com a primeira dose do imunizante contra Covid-19, os Trabalhadores da Educação do Ensino Básico (Centros de Educação Infantil, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizante e Educação de Jovens e Adultos - EJA, desde que estejam vinculados a uma escola, ou seja, os que têm contato direto com os alunos) com idade de 58 e 59 anos.

Para dar início a vacinação deste grupo, Irati recebeu 175 doses. Por meio do cadastramento destes profissionais, o Departamento de Vigilância Epidemiológica informa que a quantidade de pessoas que têm direito a vacina, nesta faixa etária, ultrapassa o número de doses recebidas. A Epidemiologia ressalta que, na medida em que mais doses forem recebidas, as idades vão diminuindo, proporcionalmente.

Ainda podem procurar pela vacina neste dia os que, porventura, não tenham sido vacinados nos seguintes grupos: idosos com 60 anos ou mais, pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada e constante na lista fornecida pela Secretaria de Assistência Social, Síndrome de Down, doença renal crônica em diálise e pessoas com comorbidades, entre 55 e 59 anos completos.

Recomendações fundamentais para vacinação

- Levar carteirinha de vacina e documento (CPF e RG).

- Não estar com sintomas gripais.

- Pessoas que positivaram para Covid-19 somente podem ser vacinados 30 dias após início dos sintomas.

- Contatos próximos a pessoa com Covid-19, a pessoa deve aguardar 14 dias, a contar do último contato (se for contato fora da residência) ou 14 dias, a contar da data do início dos sintomas quando residente da mesma casa.

- Intervalo mínimo entre a vacina da Covid-19 com qualquer outra vacina, inclusive Influenza, é de 14 dias (antes e depois).

Texto/foto: Assessoria PMI

COMENTÁRIOS