30/03/2023
A Rota da Medalha Milagrosa – roteiro de turismo religioso que inclui atrativos de Irati e Prudentópolis – foi apresentada durante a 5ª edição do Fórum Paranaense de Turismo Religioso, na cidade de Paranaguá, na última semana.
Estela Mara Rosa, conselheira da Agência de Desenvolvimento das Regiões Sul e Centro Sul do Estado do Paraná (Adecsul), explanou sobre a proposta de roteiro que liga o Monumento de Nossa Senhora das Graças em Irati ao Santuário de Nossa Senhora das Graças em Prudentópolis.
“Esta é a 5º edição do Fórum, e a nossa 3º participação, sendo que nas duas outras edições foi apresentado todo o potencial regional do turismo religioso”, conta Estela. Segundo ela, a região da Adecsul é privilegiada em atrativos religiosos, conforme os dados recentes do Boletim Turístico do Estado, que classifica os atrativos do Paraná. O turismo religioso está em terceira posição no estado. “Na região Terra dos Pinheirais, em comparação com as outras 18 regiões, estamos em primeiro lugar no quesito turismo religioso, contando com 39 atrativos, seguido do turismo cultural, com 32 atrativos, e do turismo de eventos e negócios com 30 atrativos”, descreve a conselheira.
Conforme a conselheira da Adecsul, o Fórum cumpriu seu papel de promover a troca de experiências e conhecimentos entre especialistas em turismo religioso. Nesta edição, estiveram presentes participantes de várias regiões do Paraná, de diversos outros estados e de países do exterior.
“Este Fórum foi uma oportunidade extraordinária de congraçamento de todas as religiões e mostra dos produtos de turismo religioso de todo o estado, roteiros já consagrados e lançamento de novos roteiros. Nós apresentamos a Rota da Medalha Milagrosa, que liga Irati a Prudentópolis, com uma parada estratégica no caminho para visita no Santuário de Nossa Senhora da Rosa Mística Peregrina de Apiaba, localidade rural do município e Imbituva”, complementa Estela.
Simultaneamente ao Fórum, aconteceu a Feira de Produtos Religiosos Regionais, com produtos de 19 regiões turísticas do Paraná.
Artesanato
A secretária executiva da Adecsul, Vanessa Alberton, que responde pela Região Turística Terra dos Pinheirais junto à Secretaria Estadual de Turismo e ao Ministério do Turismo, também participou do evento com um estande, disponibilizando os roteiros turísticos e mostrando o artesanato desenvolvido na região. "Tem sido muito gratificante trabalhar com o artesanato regional na Terra dos Pinheirais. Através do Projeto Cultura do Artesanato, desenvolvido de modo piloto em Irati entre julho de 2021 e julho de 2022, estamos conseguindo reunir centenas de artesãos, promover feiras, vendas, encontros e oportunidades como o acesso à carteirinha nacional do artesão e, consequentemente, espaços de comercialização em eventos estaduais e nacionais. Desde o início do projeto, o Fórum Paranaense de Turismo Religioso, foi o primeiro evento externo que o artesanato da nossa região esteve presente, e fizemos questão de levar material apenas das artesãs cadastradas no Programa do Artesanato Brasileiro”, detalha Vanessa.
Fórum de Turismo Religioso
Idealizado em 2018, o Fórum Paranaense de Turismo Religioso reúne profissionais de diversas áreas de atuação no segmento – entre destinos, iniciativa pública e privada, agentes de viagens e representantes de instituições religiosas diversas. “Mais uma rodada de discussões sobre o turismo religioso no Paraná, a troca de experiências entre os municípios e as diferentes matrizes religiosas, ampliando aquilo que está dando certo e aliando tudo isso ao turismo de aventura, de negócios e ao turismo rural. Sempre visando a geração de emprego e renda”, disse o coordenador-geral do GT de Turismo Religioso, Eliseu Rocha.
Ao final do evento, foi definido o próximo Fórum, que será sediado pelo município de Lunardelli.
👉 Receba as notícias do Hoje Centro Sul no seu celular
Redação/ Hoje Centro Sul
Imagens: Divulgação