facebook

Rio Azul faz novos investimentos para a melhoria do atendimento em saúde

Dois horários de transporte da população para atendimentos em Curitiba, criação do Centro de Saúde da Mulher, renovação do contrato com o hospital e instalação do tomógrafo são algumas das novidades que beneficiarão a população rio-azulense

31/03/2022

Rio Azul faz novos investimentos para a melhoria do atendimento em saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Azul está desenvolvendo ações para melhorar a qualidade de vida das pessoas que precisam se deslocar até Curitiba para atendimentos médicos, procedimentos hospitalares e realização de exames.  Uma van está sendo adquirida para permitir a realização de duas viagens por dia para a capital do Estado. Atualmente, um micro-ônibus faz esta rota, porém vai, muitas vezes, com os lugares lotados. Além disso, pela diferença nos horários dos atendimentos, muitas pessoas que já consultaram ou fizeram seus exames precisam ficar esperando os outros pacientes.

“Já temos uma van, mas só uma não é o suficiente. Queremos colocar dois veículos, uma van que vai de madrugada e vai pegar o pessoal às 11 da manhã e vem embora. E a outra van sai daqui por volta das 9 da manhã e volta de tarde. Então vamos ter dois veículos diariamente para Curitiba”, explica o prefeito Leandro Jasinski.

Segundo o prefeito, esta novidade terá um impacto positivo grande para as pessoas que precisam de atendimento de saúde, pois entre os munícipes que usam o transporte oferecido pela Secretaria de Saúde de Rio Azul há pessoas debilitadas, que cansam muito na viagem, tendo um desgaste maior.

Além disso, o município passou a distribuir lanches para as pessoas que vão fazer tratamento de saúde em Curitiba, pois saem de madrugada e muitas delas não conseguem se alimentar. Os lanches são feitos com produtos da agricultura familiar de Rio Azul, comprados da cooperativa, contando com água, suco e bolachas.

Tomógrafo e Centro de Saúde da Mulher

O município ainda contará com um novo tomógrafo no Hospital de Caridade São Francisco de Assis, que já foi comprado e pago, com recursos destinados pelo deputado federal Sandro Alex. Conforme Jasinski, falta apenas que a sala onde será instalado o tomógrafo seja reformada para que a empresa entregue o aparelho. Todavia, o prefeito cita que primeiro a reforma do Pronto Socorro deve ser concluída, para só depois ser executada a reforma da sala para as tomografias.

O prefeito acrescenta que esta ação trará benefícios econômicos para Rio Azul. “Hoje nós levamos as pessoas para Irati e pagamos a tomografia lá, então vai ser feito aqui em Rio Azul, vai ser mais barato desde o exame e porque não vai ter transporte, será aqui mesmo”, comenta.

Além disso, Jasinski conta que o projeto para o Centro de Saúde da Mulher já está finalizado. O objetivo é iniciar a reforma de um espaço nas proximidades do SAMU o quanto antes para que o Centro de Saúde da Mulher esteja em funcionamento até o fim do ano. “A médica vai ser a Dra. Patrícia e já temos um aparelho de ultrassonografia para instalar ali e mais alguns equipamentos para fazer o tratamento só para as mulheres”, afirma o prefeito.

Plantões

Em relação aos plantões, oferecidos através da parceria entre o Município e o Hospital São Francisco de Assis, o contrato foi renovado e a novidade é que agora não haverá nenhum tipo de custo para a população. Segundo o prefeito, o convênio gira em torno de R$ 120 mil por mês para que os plantões ocorram todos os dias, das 17h às 8h da manhã, inclusive em fins de semana e feriados.

SAMU

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) está em pleno funcionamento em Rio Azul – que conta com uma base do SAMU, que também atende Mallet e Rebouças.

Na última semana, o prefeito Leandro Jasinski esteve em Ponta Grossa para uma reunião sobre os serviços do SAMU e umas das reclamações feitas por ele foi a demora do atendimento.

Segundo o prefeito, antes eram dois médicos reguladores que atendiam as chamadas de toda a região, na sede do SAMU em Ponta Grossa, e agora passaram para três. Em média, são recebidas 180 chamadas por dia pelo serviço, que atende as regiões Centro Sul e Campos Gerais. Jasinski acredita que com esse aumento do número de profissionais a expectativa é que haja melhora no atendimento e diminuição no tempo de espera. O SAMU pode ser acionado pelo telefone 192.

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul

Fotos: Arquivo/Hoje Centro Sul

Comentários

Edição 1416 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580