Rio Azul: Candidatos a prefeito trocam críticas durante debate
Na sexta-feira (06), os candidatos a prefeito de Rio Azul, Leandro Jasinski (PSD) e Rodrigo Solda (PSL) participaram do debate organizado pela Rádio Najuá e Jornal Hoje Centro Sul.
Eles apresentaram as suas propostas para o Município, falaram sobre os serviços que pretendem melhorar em Rio Azul e trocaram críticas em relação às suas atuações políticas – Rodrigo é candidato à reeleição e Jasinski é vereador.
Ao longo do debate, os candidatos fizeram perguntas entre si e responderam questões dos jornalistas.
Primeiro Bloco
Leandro foi o primeiro a falar e questionou o oponente sobre geração de empregos, com a pandemia. “Estou vendo o ramo da serraria e o ramo madeireiro contratando, o que nós temos em específico é uma situação aonde nós temos que investir na política de primeiro emprego”, disse Rodrigo Solda, acrescentando que os fumicultores enfrentam dificuldades e que tem um projeto para que sejam oferecidos treinamentos para as pessoas. “Visitando as empresas a gente constata que os empresários estão querendo gente compromissada, com o interesse de buscar um ofício, uma renda, com a garantia de salário”, disse. Ele ainda falou que é preciso fortalecer a agropecuária.
Em sua réplica, o candidato do PSD criticou o atual prefeito. “Rio Azul não tem visto muitas ações vindo da sua gestão para ajudar as empresas hoje existentes, funcionando no município, e para atrair novas empresas. Temos um grande terreno que já está destinado para a área industrial e não foi mexido”, afirmou Leandro. Segundo ele, empresas não se instalaram por falta de incentivo. Em sua tréplica, Rodrigo citou que o oponente é vereador há oito anos e que passam pela Câmara os pedidos de comodato para a instalação de empresas. “Estou aguardando a vontade de várias empresas, visitei algumas que querem vir, inclusive estou vendo empresas que estão ampliando o seu parque de máquinas, como a Madeireira Rio Claro, que tem uma caldeira nova, não é para bonito, aquilo é para investir em geração de emprego”, afirmou Rodrigo.
Na sequencia, o atual prefeito falou que Rio Azul recebeu um prêmio pelo incentivo e assistência farmacêutica e perguntou a opinião do adversário. Leandro disse: “Fui um dos vereadores que mais questionou, brigou, defendendo os interesses da população pela enorme falta de medicamentos que vinha acontecendo no Município”. E acrescentou: “Um gestor público deixar faltar remédio, deixar faltar medicamento para sua população, isso é um grande desrespeito com seu povo”.
Em sua réplica Rodrigo disse que ampliou a compra de medicamentos na comparação com a gestão anterior. “Em 2020 atingimos mais de um milhão comprando vários tipos de medicamentos que antes nunca tinham, não eram fornecidos”, disse. Também citou uma denúncia, feita pelos vereadores, sobre compra de remédios. Segundo Rodrigo, a denúncia foi feita: “Falando que faltava medicamentos que não era do básico. Vocês encaminharam ao Ministério Público atrasando a compra dos demais medicamentos e agora o Ministério Público arquivou a denúncia, entendeu que o povo tem direito ao acesso ao medicamento”. Leandro, em sua tréplica afirmou: “Nunca atrasamos compra de m

