30/05/2023
Para realizar o acompanhamento da frequência cardíaca e dos movimentos do bebê durante a gestação, o município de Rio Azul adquiriu um equipamento que faz o exame de cardiotocografia durante a gestação.
Na segunda-feira (22), o prefeito de Rio Azul, Leandro Jasinski e a secretária de Saúde Cristiana Schvaidak acompanharam a equipe do setor de Pré-natal no uso do equipamento.
Segundo a secretária as gestantes precisavam sair do município para fazer o exame. “As gestantes que precisavam fazer esse exame tinham que se deslocar até o município de Irati para fazer”, relata Cristina, acrescentando que a aquisição da máquina trará maior conforto para as gestantes.
De acordo com a médica que atende no setor de Pré-natal, o exame é necessário tanto para as mães que reclamam que não sentem os movimentos do bebê, como para as que desejam fazer parto normal. “Aquelas mamães que já estão chegando no final da gestação, 40 semanas, e que desejam muito o parto normal, então a partir das 40 semanas a gente tem um cuidado extra com essas gestantes. E dentro de todos esses cuidados está o exame de cardiotocografia para ver se está tudo bem com o bebê e se dá para esperar mais um pouco até para incentivar um parto normal dessas mamães”, explica a doutora Patrícia.
A médica também relata que, após o exame, é avaliado se há necessidade de estímulo da frequência cardíaca do bebê. “Se, às vezes, a gente achar necessário fazermos até uma estimulação dessa frequência cardíaca”, disse.
Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul
Fotos: Assessoria PMRA