Reunião discutirá forma de emitir Nota Fiscal de Produtor Eletrônica

Por Redação 3 min de leitura

Para que os agricultores saibam como emitir a Nota Fiscal de Produtor Eletrônica (NFP-e), que será obrigatória a partir do próximo ano, a Secretaria Municipal de Agricultura de Irati, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Emater convidaram auditores da Receita Estadual de União da Vitória para uma reunião em Irati no dia 05 de setembro. 
Das 09h às 12h, Centro Administrativo Municipal (CAM), os auditores farão esclarecimentos sobre vários temas relacionados à Nota Fiscal de Produtor Eletrônica, como seus mecanismos e obrigatoriedade, passo a passo de como emitir a NFP-eletrônica e a importância de estar com a nota fiscal emitida corretamente (modelo de papel e a eletrônica) para não ser pego em fiscalização volante.  Eles ainda explicarão em quais situações deve-se usar a Nota Fiscal de Produtor Eletrônica ou o modelo em papel e sobre a prestação de contas das notas fiscais. Os auditores também comentarão a importância do cadastramento dos produtores na Receita-PR. Ao final da reunião, haverá debate aberto a perguntas e respostas. 
O novo procedimento da NFE de Produção Rural passará a vigorar no Paraná a partir de janeiro de 2019, e todos os produtores que fazem operações interestaduais já deverão estar preparados para emissão eletrônica do documento.
O novo padrão de emissão de nota é uma tendência e será estendido a todos os produtores nos próximos anos.
“Tomando, por exemplo, o município de Ponta Grossa, é claramente perceptível que os mercados locais já preferem a nota eletrônica, porque é mais fácil para o sistema e o trabalho diário”, conta a responsável pelo setor de Bloco de Produtor Rural de Irati, Marli Kuzma. A profissional acredita que no momento atual, Irati teria inicialmente cerca de 350 produtores que se enquadrariam na obrigatoriedade da emissão de nota fiscal eletrônica, por comercializarem fora do Paraná. Entre os principais produtos destinados a este mercado atualmente estão feijão, batata, cebola, leite e trigo.
A Secretaria de Agricultura alerta que os produtores devem comparecer em sua sede o quanto antes para fazer o cadastro na Receita-PR, para poder obter a senha que permitirá ao produtor, em janeiro de 2019, emitir suas notas.
Quanto à questão da não disponibilidade de internet em todo o meio rural de Irati, Marli também adiantou alguns esclarecimentos. “Para poder se deslocar com sua produção, a partir do ano que vem, o produtor que comercializa em outros estados emitirá uma nota de papel dele para ele mesmo, até chegar em algum local onde haja a rede, para emitir a nota fiscal eletrônica (DANFE)”.
 

Local e horário 

A reunião sobre Nota Fiscal de Produtor Eletrônica (NFP-e) será no dia 05 de setembro, das 09h às 12h, no Salão Nobre do Centro Administrativo Municipal (CAM), que fica na Rua Coronel Pires, 826, ao lado da Igreja Matriz Nossa Senhora da Luz. Mais informações pelo telefone 3132 6173.

 

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul, com informações Assessoria PMI

 

Foto: Assessoria PMI