Retomada da Casa da Cultura acontece no fim de semana do dia 29

Por Redação 3 min de leitura

Evento contará com atrações em diferentes modalidades artísticas

Nas noites de 29 e 30 de abril e na tarde do dia 1º de maio, será realizada a Retomada da Casa da Cultura de Irati. Na ocasião, ocorrerá a entrega oficial das obras da reforma/restauro do espaço, que tiveram seu início ainda no ano de 2016. O antigo imóvel, hoje atrativo turístico municipal, passou por total adequação, e voltará a funcionar como tradicional espaço de exposições, mostras, eventos e concursos culturais.

No dia 29 (sexta-feira), a partir das 19h, serão abertos os portões para o jardim da casa, e terão início as apresentações musicais. Às 20h, será feito o pronunciamento das autoridades, descerramento da placa e entrega oficial dos serviços de reforma/restauro da Casa da Cultura, bem como a abertura das exposições que serão realizadas ao longo da programação geral do evento de Retomada. Também neste horário, terá início a comercialização de um especial “Café com Tortas”.

No sábado (30), as exposições estarão abertas a partir das 19h, horário em que também passará a ser servido o Café com Tortas neste dia. No domingo (01), a Casa será aberta a partir das 14h, contando com uma programação diferenciada para as crianças.

Programação geral

Para todos os dias do evento, estão agendadas as seguintes atrações:

– Exposição “Circula Irati”, com fotografias históricas do município (1º piso);

– Exposição de desenhos dos artistas Silton Dietrich e Silvia Maria Svereda (2º piso);

– Exposição de artesanato em sala temática da Associação Iratiense de Artesãos (2º piso);

– Exposição de pinturas das artistas plásticas Claudete Basen, Elvira Kiatkoski Barroso, Marili de Lara Teixeira (in memoriam) e Rosane Marochi (2º piso);

– Exposição de Artesanato em madeira com Bráulio Zarpellon Junior e Gecimiel Mauricio Lauton (2º piso);

– Exposição de fotografias vencedoras da categoria “Atuais” de todas as edições do Projeto Irati em Imagens (2º piso);

– Café com Tortas servido pela “Pasta Dei Nonni”, com produtos da comunidade do Pinho de Baixo (1º piso);

– Apresentação musical com o Grupo “Concertando o Choro”, de João Edison Salmon e convidados (jardim da casa).

Lançamento de livros

Também nesta ocasião, haverá o lançamento de três livros, no 2º piso: Dagoberto Waydzik lança o livro “Historicidade: história & relatos – bairros de Irati”, que traz crônicas que, com uma escrita leve e dinâmica, contam a história da formação dos bairros de Irati; Luiza Nelma Fillus lança o livro “Trajetória das Trovas em Irati: suas memórias e suas ações”, que traz uma pesquisa sobre os mais de cem anos da história deste gênero literário no município, desde os primeiros trovadores até os dias de hoje; e Orlando Luiz Azevedo lança a coletânea de contos, crônicas, histórias, trovas e poesias intitulada “Irati, nossas memórias”, sendo ele um dos autores e o organizador do livro, que conta com trabalhos que foram inicialmente publicados no grupo “Era uma vez em Irati”, da rede social Facebook. Além dos já citados, s&a