Relembre a trajetória de Irati, desde os primeiros habitantes até a instalação do município

Por Redação 3 min de leitura

Na última segunda-feira, 15 de julho, o município de Irati completou 112 anos. Relembre a trajetória e algumas curiosidades:

Índios

Os primeiros habitantes de Irati foram índios do grupo caigang, de origem gês ou botocudos. Um dos locais com mais vestígios de sua passagem está no Alto da Glória, onde um vaso de mais de mil anos foi encontrado. Outros lugares com registros são a Serra dos Nogueiras, Riozinho, Gonçalves Júnior, Rio do Couro, Cadeadinho e Itapará.

Povoação

Antes de ser um município, Irati pertencia à Imbituva, local conhecido como ponto de parada de tropas exploradoras e que se desenvolveu no século XVIII. É nesse mesmo século que, no local onde hoje está Irati, Pacífico de Souza Borges e Cipriano Francisco Ferraz ocupam a área por volta de 1829 e 1830, vindos de Teixeira Soares.

Irati

O nome Irati foi escolhido por causa da grande quantidade de abelhas que haviam sido encontradas por alguns dos primeiros exploradores: Pacífico e Cipriano. O nome tem origem indígena, sendo IRA=mel e TY ou TI=bastante.

Mudança de centro

Nem sempre o centro de Irati foi o centro de Irati que conhecemos hoje. No início das povoações da região, o local onde hoje é o bairro Vila São João foi um dos primeiros pontos povoados. Próximo dali havia Covalzinho, área pertencente à Imbituva, que recebeu uma Estação Ferroviária no final do século XVIII. Com a novidade, a área recebeu muitas pessoas e o centro do povoado foi mudado para o local, fazendo a Vila São João ser o primeiro bairro do centro urbano de Irati.

Doação ao santo

Uma das curiosidades do bairro da Vila São João é que Manoel da Cruz do Nascimento doou todas as terras que tinha no local ao santo São João Baptista, em 1882. Outras doações ocorreram e com o passar do tempo quem precisava de casa ocupava um espaço, gerenciado pela Paróquia Nossa Senhora da Luz. Após 1865 já se registrava o crescimento da população. Em 1954, a Mitra requereu as terras e regularizou, vendendo 445 lotes.

Estação Ferroviária

A passagem da Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande no Paraná trouxe a construção de uma estação de trem em Covalzinho. A construção ficou pronta em 1899 e foi chamada de Estação Iraty. O local ajudou a povoar a região que se tornaria município e um dos principais pontos de chegada e partida de pessoas, mercadorias e informações.

Instalação

Em abril de 1907, a lei nº 716 sancionava a criação de Irati, que se instalaria somente alguns meses depois, em 15 de julho de 1907. O processo para se tornar município começou após moradores locais se cansarem de caminhos difíceis no lombo de animais até Imbituva para lidar com documentações, casamentos, pagamentos de impostos, etc. Um movimento político iniciou após camaristas eleitos renunciarem e se organizarem para a criação do município.

*As informações foram obtidas na Revista do Centenário, editada por José Maria Orreda

Texto: Karin Franco

Fotos: Arquivo/Prefeitura de Irati