Região prestigia Festa do Pêssego 2018
A 40ª Festa do Pêssego, que transcorreu no último final de semana no Parque Aquático de Irati, atraiu visitantes de toda a região. A estimativa repassada pela PM é de que aproximadamente 20 mil pessoas circularam pelo parque nos três dias da festa.
Os fruticultores comercializaram praticamente toda a produção que foi destinada à exposição, somando perto de 20 toneladas de frutos. Pêssegos de diferentes variedades, ameixa e morango, em vários estandes, compartilharam o espaço com sucos, doces e geleias. As novidades este ano foram o chope de pêssego, que esgotou já na metade do terceiro dia, e a pipoca saborizada em diversas variações de frutas, inclusive, de pêssego.
O restaurante do borrego serviu as 1.500 refeições previstas nos três dias da festa. A Feira de Sabores, levada a efeito pela Seab/Emater, também apresentou bons resultados, satisfazendo os 12 expositores que usaram o espaço reservado no Pavilhão João Wasilewski. O Salão de Negócios deste ano também superou em número de participantes de edições anteriores, com mais de 50 expositores.
A grande atração, contudo, foi a revitalização do próprio Parque Aquático Santa Terezinha e, com ela, a volta do trenzinho. Na entrega oficial da tradicional atração turística do parque e da miniestação, diversas autoridades e convidados participaram da viagem inaugural. Jovens, adultos e crianças se divertiram com o trenzinho, que operou durante os três dias e agora permanecerá em funcionamento.
Com coordenação do Provopar, entidade promotora da festa, centenas de pessoas fizeram o passeio de trenzinho pelo parque, nos três dias do evento. Alfredo Van der Neut, idealizador e responsável pela restauração do veículo, comenta que há estudos ainda não confirmados do esquema de funcionamento do trenzinho. A proposta inicial é que não opere às segundas-feiras, de terça a sexta das 16h em diante, aos sábados após o almoço, e aos domingos a partir das 10h. Contudo, isso ainda será estudado pelo Provopar.
Abertura teve homenagens a fruticultores e músicos
Na sexta-feira (30), mesmo com chuva, muitas pessoas compareceram à abertura do evento, que contou com a participação da Banda do Caic João Paulo 2º e do Grupo Gaitaço. Antes do show da noite, dois fruticultores iratienses foram homenageados, num gesto de reconhecimento e valorização da atividade.
O primeiro foi Meroslau Kolicheski, presidente da Asfrutir durante oito anos e fruticultor desde 1990, tendo participado de 27 festas do pêssego. O seguinte homenageado foi Antonio Kruk que, apesar de atualmente estar residindo no interior de Rio Azul, por muitos anos morou e manteve pomares de pêssego em Irati e participou até 2014 de todas as edições da festa. Ele participou da 1ª Festa do Pêssego, em 1975, e foi premiado na época como o produtor do melhor fruto. Os dois fruticultores receberam do prefeito Jorge Derbli placas de agradecimento e homenageando a dedicação de cada um à fruticultura.
O Grupo Gaitaço recebeu uma placa que enaltece o trabalho de todos os músicos que fazem parte da formação, em apresentações que, em sua maioria, não é cobrado cachê. Também foram homenageados dois campeões nacionais de acordeom que integram o grupo, Alfredo Neto Pabis e João Lucas Schemberk.
Associ

