facebook

Reforma da Casa da Cultura é entregue

Casa da Cultura foi reinaugurada com grande programação no último fim de semana

03/05/2022

Reforma da Casa da Cultura é entregue

A Prefeitura de Irati entregou na última sexta-feira (29), as obras de reforma da Casa da Cultura, que foi reinaugurada com uma grande programação no último fim de semana. Diversas atrações fizeram parte da programação entre sexta (29) e domingo (01).

A Casa conta com um elevador para pessoas com deficiência, um forno a lenha instalado no jardim e pinturas de obras de arte no muro. Além disso, dois espaços foram adaptados para receberem réplicas de uma antiga bodega, como as existentes no passado nas comunidades do interior, e de uma barbearia, considerado o centro social da cidade ao longo da história. A administração também destinou um espaço para a galeria dos prefeitos, uma sala para a família Gomes e continuará com a ala destinada aos trabalhos de Dario Araújo, o Primo Araújo, que seguirá sob responsabilidade de seu filho, o historiador José Maria Gracia Araújo, o Zeca Araújo.

Durante o evento, Alfredo Van Der Neut, que até então ocupava o cargo de secretário de cultura e turismo, relatou que, mesmo com a demora, a obra foi concluída e entregue para a população iratiense. “Graças a Deus, pudemos superar e queremos agradecer, de qualquer forma, a todos aqueles que colaboraram, e todos tiveram muito trabalho para que nós tivéssemos uma casa que represente a cultura de Irati. A Secretaria existe, mas a Casa da Cultura é o nosso patrimônio maior. Ela é o local onde a gente faz eventos interessantes, que fazem com que a história não se perca, com que as crianças aprendam um pouco mais sobre cultura e que nós possamos também pensar que a cultura é necessária para que a cidade tenha a sua história e o que contar para o futuro”, frisou.

O imóvel onde funciona a Casa da Cultura foi construído há 103 anos e foi cedido em comodato pela família Gomes em 1987. Em 2004, foi efetivada a doação ao município. A vice-prefeita, Ieda Waydzik, enalteceu a beleza da casa. “A minha alegria é de estar nesta noite aqui, mirando e admirando a beleza desta casa. Quando olhamos para ela, vemos a energia boa que ela traz, a memória, a história e tudo o que representa a nossa cultura. Hoje, temos esta alegria e a emoção de ver a casa restaurada, bonita e iluminada, com todos vocês, artistas de Irati, a família Gomes, os músicos e todas as pessoas que realmente se dedicaram para que isto pudesse acontecer”, comentou Ieda.

O prefeito Jorge Derbli afirmou que a Casa faz parte do patrimônio iratiense. “Esta é a casa do iratiense, a casa da cultura iratiense, que muita gente de fora virá, com a abertura pós-pandemia, fazendo exposições e trazendo conhecimento para as pessoas nesta casa, neste ambiente, que é a referência de Irati”, finalizou.

Texto/Fotos: Assessoria PMI

Comentários

Edição 1404 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580