facebook
02/02/2021

Rede Estadual de Ensino: Início das aulas e greve dos professores estão previstos para 18 de fevereiro

Rede Estadual de Ensino: Início das aulas e greve dos professores estão previstos para 18 de fevereiro

Começa na quarta-feira (03), a distribuição de aulas para os professores da Rede Estadual de Ensino do Paraná e a previsão da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed) é  de que as aulas reiniciem no dia 18 de fevereiro em sistema híbrido.  Entretanto, no último sábado (23), o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato), que é contra o sistema híbrido, realizou uma assembleia online que aprovou uma greve geral a partir do dia 18.

O núcleo de Irati da APP-Sindicato participou da assembleia e afirma que está fazendo reuniões sobre a greve com os professores da região.  “A greve vai acontecer independente se vai ter um ou todos vão aderir”, declara a diretora de Comunicação da APP-Sindicato em Irati, Jussara Rupel.  Fazem parte do núcleo de Irati da APP-Sindicato os municípios de Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Imbituva, Inácio Martins, Irati, Ivaí, Prudentópolis, Rebouças, Rio Azul, São João do Triunfo e Teixeira Soares.

Segundo Jussara, a imunização dos profissionais da educação contra o coronavírus é o primeiro pedido, pois a APP-Sindicato defende o retorno das aulas presenciais somente com a aplicação da vacina e com as condições sanitárias necessárias.  “A maior reinvindicação, com certeza, é a vacina, porque a gente nem é grupo prioritário, nem nada”, afirma.

Diversas outras reivindicações também fazem parte da pauta da greve, como concurso público, contratação de PSS, revogação da lei que permite terceirização de funcionários, reposição das perdas salariais e o pagamento da data-base de 2021, pagamento das progressões e promoções, dentre outros pedidos.

Secretaria da Educação

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed) não se manifestou sobre a greve. Sobre as definições para o retorno às aulas, informou, através de sua assessoria de imprensa, que “aguarda parecer do Conselho Estadual de Educação para elaboração da resolução que vai definir e normatizar o modelo a ser adotado pela Rede Estadual de Ensino”.

Explicou ainda que: “Todo o processo está condicionado à Secretaria da Saúde, que precisa autorizar mediante o contexto da pandemia”.

Núcleo Regional de Educação

No Núcleo Regional de Educação (NRE) de Irati, segundo a Seed,  são mais de 18 mil alunos matriculados em 54 escolas estaduais, localizadas nos municípios de Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Inácio Martins, Irati, Mallet, Prudentópolis, Rebouças, Rio Azul e Teixeira Soares. O chefe do NRE de Irati, Marcelo Fabricio Chociai Komar, foi procurado pela equipe do Hoje Centro Sul para detalhar os preparativos para o retorno às aulas, mas preferiu não se manifestar. Ele disse que ainda estão ocorrendo definições junto à Secretaria de Estado de Saúde para que a real situação do retorno às aulas possa ser esclarecida.

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul

Foto: Pixabay

COMENTÁRIOS