22/03/2021
No início da pandemia da Covid-19, a Receita Federal esteve fechada, sem nenhum tipo de atendimento presencial. Agora, a Unidade da Receita Federal de Irati está atendendo das 8h às 12h, mas apenas as pessoas que realizam agendamento prévio. Durante o período da tarde, não é feito atendimento ao público.
O funcionamento no período da manhã foi determinação Federal, segundo o agente da Receita Federal de Irati, Edson Mattos Ledesma. E cada Unidade foi orientada a atender os cidadãos de maneira individual, com agendamento, de acordo com sua capacidade e necessidade. A unidade de Irati conta com três funcionários que, além de atenderem a população, fazem o trabalho estadual de conferência de documentações de processos digitais no período da tarde.
Ledesma explica que uma portaria federal limitou os tipos de atendimento que podem ser feitos presencialmente. A maioria deles, voltados para pessoas físicas. São eles: atos cadastrais sobre a pessoa física - orientação sobre a situação cadastral que é o CPF; emissão de cópias de documentos relativos à Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte (Dirf); recepção de documentos, requerimentos de defesa e recursos - cujo protocolo por meio da internet seja facultativo ou não exista; parcelamento e emissão de documentos de arrecadação não disponível no site da Receita; consulta de débito de pendências de pessoa física e do Micro Empreendedor Individual (MEI).
Os demais serviços prestados pela Receita Federal só podem ser acessados de forma digital, ou seja, os interessados têm que encontrar o que precisam no site da entidade e entrar com os processos por meio da internet.
Ledesma relata os serviços são prestados a partir de um dossiê digital elaborado pelo cidadão. Para exemplificar, ele conta como é possível retirar uma certidão negativa. O agente comenta que, antes, a Unidade da Receita Federal retirava para o solicitante, mas “devido às mudanças causadas pela pandemia, a agência não pode mais fazer isso”. Atualmente, o próprio cidadão é quem deve fazer o pedido, digitalizar os documentos e anexar ao dossiê, e as solicitações vão para uma equipe em Curitiba.
O uso da tecnologia faz com que menos pessoas sejam contratadas. Os funcionários da Unidade da Receita Federal de Irati que se aposentaram, por exemplo, não foram repostos. Entretanto, o processo de solicitação de atendimentos pode acontecer 24 horas por dia. “O pessoal está se acostumando com os serviços digitais, porque todos os órgãos são digitais agora. Não está havendo mais contratação de funcionários e tudo está sendo feito pela internet. Em partes é bom, pois o serviço fica disponível 24h, antes, se precisasse de uma certidão negativa teria que ir à unidade das 13h às 17h”, diz Ledesma.
Atendimento e agendamento
Em razão da pandemia da Covid-19, e pelas recomendações do poder público, a maioria dos trabalhos da Receita Federal está ocorrendo remotamente, através do site www.gov.br/receitafederal/pt-br.
Inclusive o agendamento para o atendimento presencial deve ser feito pelo site. Quem não possui acesso à internet pode entrar em contato por telefone, então, um agente da Receita Federal entra no site e faz o agendamento.
O telefone da Unidade da Receita Federal de Irati é (42) 3422-3048.
Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul
Foto: Arquivo/ Hoje Centro Sul