Ratinho Junior apresenta panorama do Estado a prefeitos no Paraná Mais Cidades

Por Redação 3 min de leitura

Governador fez um resumo das principais ações estaduais nas áreas de logística, saúde, educação, entre outras, além de mostrar os principais programas estaduais que podem auxiliar os gestores locais. Os prefeitos da região Centro Sul participaram do evento e puderam encaminhar projetos com o apoio dos deputados estaduais

👉 ​Receba as notícias do Hoje Centro Sul no seu celular

O governador Carlos Massa Ratinho Junior apresentou, nesta quinta-feira (13), um panorama do Estado a prefeitos e prefeitas na abertura do evento Paraná Mais Cidades, em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná. O encontro, que reúne lideranças dos 399 municípios do Estado, tem como objetivo apresentar programas do governo aos novos gestores, que assumiram a gestão em 2025. Os prefeitos da região Centro Sul participaram do evento e puderam encaminhar projetos com o apoio dos deputados estaduais.

Ratinho Junior fez um resumo das principais ações estaduais nas áreas de logística, investimentos em obras, saúde, educação, entre outras. O governador iniciou sua fala destacando o objetivo principal do Paraná Mais Cidades. “Queremos apresentar programas que o Estado tem para que vocês se organizem, planejem para começarem o mandato alinhados aos programas do Governo do Estado”, destacou o governador aos prefeitos e lideranças presentes no evento. “É uma prestação de contas de como está o Paraná.”

Os resultados econômicos do Estado, como a consolidação como4ª maior economia do Brasil; a evolução do Produto Interno Bruto (PIB) de 8,9% em cinco anos, acima da média nacional; e o crescimento de 7,5% na atividade econômica do Paraná, índice medido pelo Banco Central, são fatores que ajudam a explicar o bom momento vivido no Estado.

“Fechamos 2024 com R$ 713 bilhões, segundo o Ipardes, e em 2025 ficaremos perto de R$ 800 bilhões. O Paraná está dobrando o seu PIB em 8 anos, um marco para o Brasil, fruto de um esforço de todos, dos setores público e privado”, afirmou Ratinho Junior.

Esse crescimento é refletido na ponta, com a geração de emprego e renda para a população. Prova disso é que o Paraná está com a menor taxa de desocupação da última década, com 4%. “Estamos em pleno emprego”, salientou Ratinho Junior. “Isso cria um bom problema para nós, com as empresas precisando de mão de obra.”

Qualidade de vida

Outro tópico abordado pelo governador foram as políticas públicas que fizeram do Paraná referência em diversos setores. Um deles é a qualidade de vida da população e o cuidado com os paranaenses, da infância à terceira idade.

Projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que em 2030 o Paraná terá mais idosos do que crianças, o que demanda o desenvolvimento de novas políticas p&u

Gostou? Compartilhe!