Quase 4 mil veículos recebem bênção após missa de São Cristóvão em Irati
De acordo com a organização, o número de veículos entre carros, caminhões, motos e bicicletas que participaram da procissão foi recorde
No domingo (30), a Comissão responsável pela 75ª Festa de São Cristóvão da Paróquia Nossa Senhora da Luz de Irati promoveu uma missa alusiva ao patrono dos motoristas, caminhoneiros e motociclistas. A celebração foi às 8 horas da manhã e, das 9h às 14h45, aconteceu a tradicional procissão de 8km com bênção dos veículos. Ao todo 3.796 veículos, entre carros, caminhões, motos e bicicletas foram abençoados pelo diácono Luciano, com apoio dos freis Capuchinhos, auxiliados pela equipe dos Franciscanos, dos membros da Pastoral da Comunicação e do grupo Jovens da Luz. Participaram também das bençãos os freis da província Franciscana das Mercês, de Curitiba, sob coordenação do frei Luiz Felipe e frei Patrik.
Segundo a organização, o número de veículos abençoados neste ano foi recorde (3.796) e superou o ano passado, quando 3.341 foram abençoados.
Além disso, a doação espontânea dos motoristas e motociclistas participantes da procissão somou R$ 14.413,85, dinheiro que será integrado ao balanço geral da festa de São Cristóvão. De acordo com o membro da comissão organizadora, Vanderlei Kawa, os valores serão destinados à Pastoral de Ação Social da paróquia.
Reconhecimento
Representantes de diversas esferas e instituições de Irati receberam troféus marcando os 75 anos do evento. “A organização homenageia os colaboradores que contribuem com a festa e procissão de São Cristóvão, o padre Jorge, à frente da comissão organizadora, o motorista Vanico representando os motoristas e motoqueiros, a tenente Spak representando o Corpo de Bombeiros, o frei Luiz Felipe, representando os Freis Capuchinhos e o prefeito Jorge Derbli”, conta, Vanderlei.
Houve também a premiação do carro e caminhão mais enfeitados no sábado, dia 5 de agosto, na paróquia Nossa Senhora da Luz, às 9h.

