Quanto tempo demora o atendimento pela saúde pública em Irati?
Responder a pergunta sobre o tempo médio de espera para o atendimento através do Sistema Único de Saúde (SUS) não é uma tarefa simples. Uma série de fatores interfere em cada caso. Três moradores de Irati relatam as experiências recentes que vivenciaram e o secretário municipal de Saúde, João Almeida Júnior, explica como são feitos os agendamentos de consultas e exames através do SUS e as ações que têm sido tomadas para melhorar os serviços oferecidos em Irati.
Rute de Oliveira faz tratamento de nódulos da tireoide e precisa de acompanhamento médico constante. Quando necessita marcar exames e consultas, tenta fazer isso na unidade de saúde mais próxima de sua casa, a do Rio Bonito. “Aqui no postinho do Rio Bonito eu nunca consigo consultar, porque tem que chegar muito de madrugada, ficar ali pegando chuva, garoa, porque eles só chegam de manhã para abrir. Eu já vi pessoas que chegaram às 3h30 da manhã para conseguir consulta”, relata. A paciente conta que devido a esta situação quase sempre busca o Centro de Atendimento Ildefonso Zanetti, na região central, para conseguir a assistência que necessita.
Nilceu do Carmo Rodrigues teve que passar por um procedimento de desobstrução de veias do coração. “Eu comecei a ter dores no peito, fui ao médico e nos exames constou que eu estava com três veias entupidas. Eles me encaminharam para Ponta Grossa, pelo SUS, para fazer o cateterismo. Depois que voltei, precisava fazer as consultas para ver como estava e demorou três meses para conseguir”, conta Nilceu, referindo-se à consulta com um cardiologista.
Veronica Rodrigues teve problemas oftalmológicos e precisou fazer uma cirurgia. “O processo da cirurgia começou em dezembro de 2021, eu fui consultar e o doutor viu que a vista estava comprometida e me encaminhou para o ‘oculista’ [oftalmologista]. Aí ele me deu os papéis, fui lá na ‘Casa Verde’, e eles já marcaram. Em duas semanas me chamaram para a consulta com o oculista, que mandou eu voltar marcar a cirurgia. Foi quando eu esperei um ano e três meses. Agora tenho que fazer tudo de novo para fazer a cirurgia do outro olho”, relata Veronica.
João Almeida destaca que a Secretaria de Saúde está trabalhando para conscientizar os profissionais de saúde e a população para uma melhor compreensão de como agir para que os atendimentos SUS acorram com celeridade, evitando as filas de espera. Ele explica que em muitos casos, a própria equipe de enfermagem pode auxiliar o paciente. “A pessoa pode ser atendida por outros profissionais. Caso seja uma emergência, vai para a UPA [Unidade de Pronto Atendimento 24 horas, localizada na Vila São João, que dispõe de médicos o tempo todo]; senão, a equipe mesmo pode atender ou agendar. Tem coisas que não é só o médico que pode fazer. Vamos deixar a consulta médica para quem precisa, mas para isso, precisamos de uma conscientização dos profissionais e da população”, avalia.
O secretário de saúde explica o motivo da demora em casos de especialidades médicas e aponta como é possível solucionar esse problema ainda neste ano. “A fila da saúde é um pouco mais complexa, ela é dinâmica. Por isso, o que estava por primeiro para ser atendido, pode passar para segundo. Vamos supor que o paciente está na fila e o olho infecciona. Ele sai da fila, deixa de ser eletivo, porque o olho est

