facebook
13/08/2020

Proteção de nascente beneficia família de produção leiteira

Proteção de nascente beneficia família de produção leiteira

Esta semana a Secretaria de Agricultura de Irati concluiu mais um serviço de proteção de nascentes, na localidade de Linha Velha, proximidades do Distrito de Gonçalves Júnior.

Os beneficiários foram integrantes de uma família produtora de leite, na região. Fazem parte Ismael Roik, sua esposa Rosângela Roik, e o filho Maicon Roik.

O objetivo da proteção de nascentes é melhorar a captação, proporcionar melhor qualidade da água para o abastecimento doméstico da família, e contribuir na disponibilidade de água para o desenvolvimento da atividade com a produção de leite.

O trabalho de proteção de nascentes é uma técnica de baixo custo alternativo, visando utilizar materiais disponível na propriedade como terra, cimento, sobras de cano, rocha basáltica e pedra britada.

Alessandro Trybek e Osnei Abel Lopes, responsáveis pela execução do serviço, explicam que “o benefício é resultado de uma parceria de trabalho, onde a Prefeitura dá toda a orientação técnica e trabalha junto na construção da proteção. O produtor fornece o material e o transporte até local onde será feita a proteção de nascente”.

Os técnicos também comentam que este tipo de serviço pode ser solicitado por quem desejar. Basta fazer um protocolo na Prefeitura, ou procurar diretamente a Secretaria de Agricultura de Irati.

Informações pelo telefone 3132 6172.

Texto/Fotos: Assessoria PMI

Galeria de Fotos

COMENTÁRIOS