Projeto para o asfalto do Assungui avança e terá investimento de mais de R$ 14 milhões

Por Redação 3 min de leitura

“Estamos fazendo as últimas correções do projeto e acreditamos que em janeiro ou fevereiro de 2022 estaremos licitando a obra”, afirma a prefeita de Fernandes Pinheiro, Cleonice Schuck.

O projeto de pavimentação asfáltica para ligar a comunidade do Assungui à BR-277 foi a pauta da reunião da prefeita de Fernandes Pinheiro, Cleonice Schuck, com o secretário de Infraestrutura e Logística do Estado, deputado Sandro Alex, no início desta semana, em Curitiba. O deputado estadual Alexandre Curi também participou das discussões sobre os 10 quilômetros de asfalto para o Assungui – obra orçada em mais de R$ 14 milhões. “Estamos fazendo as últimas correções do projeto e acreditamos que em janeiro ou fevereiro de 2022 estaremos licitando a obra, para iniciarmos mais esta grande conquista que é essa a segunda pavimentação rural”, comemora Cleonice.

A prefeita explica que será preciso fazer uma base forte para o asfalto, pois o fluxo de veículos de carga é grande em épocas de safra. “Vamos fazer uma pavimentação de qualidade para que dure, porque o fluxo de caminhões é grande, queremos investir bem o dinheiro público”, disse.

Com a execução desta obra, os dois principais distritos de Fernandes Pinheiro estarão asfaltados, Angaí e Assungui. Na avaliação da prefeita, isso deverá proporcionar crescimento para o município e região. Ela conta que uma empresa privada já está investindo na instalação de um secador de cereais na comunidade do Assungui. “Acredito que com essa pavimentação novos investimentos virão, porque o acesso facilita muito, temos terrenos rurais planos naquela região que são bons para investir em indústria e empresas, enfim, acreditamos que seja o início de uma carreira de desenvolvimento”, afirmou Cleonice.

Recentemente, Angaí e Assungui receberam capelas mortuárias, uma em cada localidade. A prefeita cita que a entrega destes espaços auxiliará as famílias no momento dos velórios, quando estão enfrentando a perda de entes queridos e precisam se reunir em locais adequados.

Educação

Com o retorno das aulas presenciais, a Prefeitura de Fernandes Pinheiro entregou mochilas e kits de uniforme aos alunos da rede municipal de ensino, incluído os alunos dos CMEIs e da APAE. Camiseta, jaqueta, calça, dois pares de meia e um par de tênis formavam cada kit. “A entrega serve de incentivo aos alunos nesta volta –  incluindo a APAE que a gente considera como uma escola nossa. As crianças estão contentes indo para a escola com uniforme novo e mochilas escolares”, pontuou a prefeita.

Cleonice destaca os cuidados que estão sendo tomados por toda a comunidade escolar para a prevenção da Covid-19, inclusive a cobrança entre as próprias crianças, que se mostram conscientes quanto às precauções. “Há uma dificuldade maior com os pequenos nos CMEIs, já as crianças maiores vemos que estão bem conscientes, elas mesmas se cuidam e chamam a atenção dos colegas para que as precauções sejam tomadas”, disse.

De acordo com a prefeita, nas escolas e nos ônibus é realizada a aferição da temperatura dos alunos, na chegada e na saída. “Não tivemos problemas maiores até agora, graças a Deus está tudo transcorrendo dentro da normalidade”, comenta.

Saúde

A prefeita anuncia que há o projeto para a construção de um Pronto Atendimento em  Fernandes Pinheiro no próximo ano. Ela destaca alguns inv