23/05/2023
O projeto Mais Qualificação vai abrir 6.742 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional nos setores da indústria, serviços e comércio. O projeto é desenvolvido pelo Governo do Estado em parceria com a Fecomércio e Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), por meio do Fopeme (Fórum Paranaense da Micro e Pequena Empresa).
As vagas serão ofertadas ao longo de 2023, com mais de 40 modalidades de cursos realizados pelo Senac, Senai e Sesi, considerando as devidas especializações. O projeto tem como objetivo atender demandas dos setores que mais empregam no Paraná, qualificando mão de obra e, consequentemente, ampliando as oportunidades de emprego e renda em todas as regiões do Estado.
A ação será executada em 30 municípios e terá práticas de ensino nas formas presencial, parcialmente presencial ou à distância. As inscrições deverão ser feitas pelas Agências do Trabalhador nos respectivos municípios, com datas ainda a serem definidas.
Para o secretário estadual do Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes, o Mais Qualificação é uma grande ação de empregabilidade que tem como foco o encaixe de trabalhadores em postos de trabalho com exigência de mão de obra qualificada.
"O Paraná é um estado que tem grande oferta de vagas de emprego, muitas delas com a exigência de qualificação. Nosso objetivo com o projeto é preencher todas as vagas que exigem mão de obra especializada", disse.
Além do Mais Qualificação, o Governo do Estado, através da Secretaria, oferece vagas gratuitas para capacitação profissional com os projetos Qualifica Paraná, Qualifica Mais Gestão e Carretas do Conhecimento - apenas este último vai oferecer 1.828 vagas ao longo de 2023, em 49 localidades no Paraná, em 10 modalidades de cursos.
Cursos oferecidos pelo Mais Qualificação:
Aperfeiçoamento para manicure e pedicure (Senac)
Preparo de bolos e tortas (Senac)
Preparo de salgados (Senac)
Maquiagem e penteados para noivas (Senac)
Cabeleireiro assistente (Senac)
Manicure e pedicure (Senac)
Auxiliar de cozinha (Senac)
Educação para jovens e adultos (Sesi)
Auxiliar de confecção (Senai)
Auxiliar de informática (Senai)
Auxiliar administrativo (Senai)
Auxiliar de eletricidade predial (Senai)
Almoxarifado (Senai)
Auxiliar de mecânica industrial (Senai)
Assistente de contabilidade (Senai)
Estofador de móveis (Senai)
Torneiro mecânico (Senai)
Auxiliar de pedreiro (Senai)
Eletricista industrial (Senai)
Texto/Foto: Agência Estadual