facebook
01/11/2021

Projeto do IML em Irati sofre alterações

Terreno que será destinado para construção do IML em Irati fica em uma área pertencente à Unicentro nas proximidades da BR-153

Projeto do IML em Irati sofre alterações

O projeto para a construção do Instituto Médico-Legal (IML) em Irati sofreu alterações. Ele havia sido doado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e foi modificado pela equipe da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SESP) que diminuiu a área da edificação.

De acordo com o deputado estadual Ricardo Arruda, o projeto sofreu diminuição porque algumas áreas não eram necessárias para a realidade iratiense. “Já tínhamos um projeto para fazer a obra, porém o custo dele estava muito alto e o tamanho também. Iria ser um IML de 2 mil metros quadrados que não havia necessidade”, disse.

De acordo com a presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Irati (Conseg), Patrícia da Luz,  algumas salas tiveram seu tamanho reduzido e o estacionamento foi uma das partes retiradas do projeto. Segundo ela, ao invés de ter 2 mil metros quadrados, o IML de Irati terá 800 metros quadrados.

O local de construção da obra continua sendo em uma área da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), que doará parte de um terreno para a construção do IML.

O deputado estadual Emerson Bacil, que atuou juntamente à reitoria da UEPG para a doação do projeto, conta que o Governo Estadual já sinalizou de que forma serão repassados os recursos para a construção da obra. “Em relação ao orçamento, da questão do valor do investimento, isso já tabelamos com o Governo, com a Casa Civil. Já temos o caminho com relação aos valores que serão investidos, de onde será retirado ou conseguido, isso uma articulação nossa com o Governo do Estado”, afirmou Bacil.

A presidente do Conseg, que também é assessora do deputado Ricardo Arruda, comenta que caso os recursos para a obra não sejam liberados pelo Governo do Estado, existe a estratégia de tentar conseguir o valor por meio do Serviço de Verificação de Óbito (SVO), com investimento do Governo Federal.

Arruda disse que o pedido para instalação do SVO em Irati já foi feito. “Nós fizemos em maio o protocolo junto à Secretaria de Saúde, do SVO, e é exatamente daí que vem o convênio do Governo Federal mensalmente para as prefeituras que vai dar para construir e manter o IML”, afirma.

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul, com informações Najuá

Foto: Google Maps

COMENTÁRIOS