Projeto de prevenção a ataques em escolas é debatido pelo deputado Artagão Júnior

Por Redação 2 min de leitura

O Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC) e a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed) estão trabalhando em conjunto no projeto-piloto Treinamento de Segurança Escolar Avançado, que funciona como um simulado contra invasões violentas às escolas.

Para discutir o projeto, o deputado Artagão Júnior recebeu na última terça-feira (28), o major Costa, a capitã Marília, a tenente Jisiane e o cabo Jardel Barszcz do BPEC. Também estiveram na reunião a diretora-geral do Colégio Estadual Cívico Militar Ermelino de Leão, Daniela Crotti, a diretora-auxiliar Patrícia Paulin, e a responsável da Seed pela interface de segurança escolar junto ao BPEC, Juliane Fonseca.

“Vamos propor o aprofundamento da discussão do projeto na Assembleia Legislativa para que o treinamento possa ser realizado em todas as escolas paranaenses”, afirmou Artagão Júnior.

O Treinamento de Segurança Escolar Avançado foca no bem-estar e segurança dos alunos, professores e funcionários das escolas, procurando estabelecer medidas preventivas a qualquer tipo de situação que coloque em risco a comunidade escolar.

Invasões violentas às escolas

Um exemplo recente de ação violenta foi o aluno de 13 anos que atacou, esta semana, diversas pessoas com uma faca em uma escola estadual de São Paulo. Uma professora morreu e outras quatro pessoas ficaram feridas.

Outro exemplo foi no final de 2022, na cidade de Aracruz (ES), onde um jovem armado invadiu duas escolas matou quatro pessoas e feriu outras 12.

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul, com informações de assessoria

Foto: Assessoria ALEP