Projeto de alunos da Unicentro que motiva as pessoas a conhecerem Irati é premiado

Por Redação 3 min de leitura

Dentre 300 trabalhos inscritos, o projeto dos estudantes do curso de Turismo da Unicentro ficou em primeiro lugar no 19º Fórum Internacional de Turismo do Iguassu. Através do projeto, placas de sinalização com QR Code foram instaladas em vários pontos turísticos de Irati contando as principais informações sobre o local em áudio, texto e fotos históricas

 

O projeto “Além das placas: inovação digital na educação patrimonial com o uso de QR Codes” dos alunos e professores do curso de Turismo da Unicentro de Irati foi premiado no 19º Fórum Internacional de Turismo do Iguassu, na última semana. Através do projeto, placas de sinalização com QR Code foram instaladas em vários pontos turísticos de Irati, como igrejas, parques e prédios históricos, para fornecer aos visitantes as principais informações sobre o local.

Receberam as placas, a Igreja Nossa Senhora da Luz, a Colina Nossa Senhora das Graças, a Estação Ferroviária, a Casa da Cultura, o Parque Aquático, a Unicentro, a Igreja São Miguel e a Igreja Imaculado Coração de Maria. A partir do QR Code é possível ter acesso a áudio, texto e fotografias históricas para tornar a experiência mais acessível e completa.

A ideia surgiu em 2021, dentro da disciplina Elaboração de Produtos Turísticos, quando a então acadêmica Fernanda Maria Wrobel fez um sistema de educação patrimonial para um dos pontos turísticos da cidade de Irati: a Igreja Nossa Senhora da Luz. O professor Diogo Lüders Fernandes a orientou no trabalho. “O primeiro protótipo era o áudio, um PDF para as pessoas que têm deficiência auditiva poderem também ter informação sobre o atrativo”, conta o professor. Segundo ele, nesse material havia fotos antigas, informações importantes e dados úteis – como o telefone, quem é o responsável e endereço do atrativo. O protótipo foi apresentado na disciplina do curso de Turismo e ao Conselho Municipal de Turismo.

A aceitação foi excelente, tanto que em 2022, a ideia foi a aproveitada na disciplina Projeto Integrador, que faz parte do último semestre do curso de Turismo.

“A ideia da disciplina é que os alunos possam entregar para a comunidade uma solução, um projeto que envolva todo o conteúdo que eles aprenderam no curso de turismo. E em 2022, com base nesse projeto que a Fernanda tinha elaborado, a gente decidiu ampliar ele para os demais atrativos turísticos da cidade de Irati. No total, foram elaboradas oito placas, todas seguindo o padrão do Sistema Nacional de Sinalização Turística”, explica o professor.

Estruturação do projeto

Para que a proposta pudesse sair do papel, os principais atrativos turísticos da cidade foram definidos e os alunos começaram a trabalhar.  Na disciplina Turismo Cultural, os estudantes do primeiro ano do curso fizeram a pesquisa teórica para obter informações sobre o histórico de cada ponto. Os do segundo ano fizeram o levantamento fotográfico e os do terceiro ano definiram um roteiro de circulação entre os pontos turísticos e gravaram áudios.

“Primeiro foi feita uma pesquisa bibliográfica e documental, em arquivos, trabalhos científicos, que falavam ou que discutiam sobre o turismo na cidade de Irati. Então, teve dissertação de mestrado, teve TCC, p

Gostou? Compartilhe!