17/05/2021
O projeto "Matemática Coletiva" elabora materiais didáticos de apoio ao ensino de Matemática na Educação Básica e os disponibiliza aos professores das redes municipal e estadual de ensino. Desenvolvido por estudantes e professores do curso de Licenciatura em Matemática da Unicentro - Campus Irati, busca aproximar a universidade das escolas da região e colaborar para que seja despertado o gosto pela Matemática.
Uma das ações realizadas pelo projeto nas últimas semanas foi a produção de vídeos em comemoração ao Dia Nacional da Matemática, festejado em 06 de maio. Quatro peças de teatro em formato de vídeos foram produzidas pelos acadêmicos e professores do "Matemática Coletiva". A história da data, os principais personagens envolvidos nessa ciência exata e a importância deles para os dias atuais foram alguns dos temas abordados pelos acadêmicos nas peças de teatro gravadas em vídeos por eles, cada um em sua casa.
Segundo os professores coordenadores do projeto, Joyce Jaquelinne Caetano e Silton José Dziadzio, todos os anos, no Dia Nacional da Matemática, são feitas atividades diferenciadas nas escolas para referenciar a importância da disciplina na formação dos estudantes.
Neste ano, os vídeos foram disponibilizados às escolas e professores de Matemática de Irati e região no grupo de Whatsapp dos professores da rede estadual. Também foram divulgados pelos acadêmicos dos programas de Residência Pedagógica (RP) e Iniciação à Docência (PIBID).
“Os vídeos foram utilizados nas meets [reuniões on line com os alunos] para celebrar este dia, sendo vistos por muitos alunos que relataram que gostaram muito da atividade. É importante, diante do que vivemos, usarmos nossa criatividade para nos reinventarmos. Trabalharmos de forma colaborativa e coletiva, nesses novos espaços de aprendizagem. E, no que se refere a este projeto, principalmente, despertar o gosto dos alunos pela Matemática”, afirma a coordenadora Joyce.
Formação de professores
O "Matemática Coletiva" é um projeto de pesquisa, ensino e extensão e está vinculado ao Programa Laboratório de Educação Matemática – que tem por objetivo desenvolver trabalhos práticos de sala de aula, como, jogos, vídeo-aulas e listas de atividades impressas.
O projeto também é utilizado como meio de atualização e aprimoramento de metodologias de ensino por meio da oferta de cursos da área específica e pedagógica, e pela produção de vídeos-aulas.
Os acadêmicos, futuros professores de Matemática podem ser instrumentalizados para a prática docente em diferentes salas de aula ou espaços de aprendizagem. “Espera-se, que o material construído no projeto, contribua para a formação de futuros professores de Matemática e para a comunidade escolar em geral”, enfatiza a professora Joyce Jaquelinne Caetano, uma das coordenadoras do projeto.
Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul
Fotos: Divulgação Unicentro