Programa Paraná Produtivo busca integrar e desenvolver a região

Por Redação 3 min de leitura

Lançado na Amcespar, o programa divide o Estado em oito áreas que não têm plano regional de desenvolvimento e que concentram 50% dos municípios paranaenses, mas apenas 25% do PIB

Identificar potenciais das regiões paranaenses e planejar o desenvolvimento integrado dos municípios, visando a geração de empregos e a diminuição das desigualdades regionais. Esta é a proposta do Programa Paraná Produtivo, que foi apresentado às lideranças do Centro Sul pelo secretário de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes, Valdemar Bernardo Jorge, no último dia 16.

“A ideia é fazer a integração de toda a região, para que toda ela cresça de maneira uniforme”,  disse o secretário Planejamento, durante o evento que reuniu prefeitos, secretários municipais e representantes do setor produtivo de todas as cidades que fazem parte da Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná (Amcespar).

O lançamento regional do programa ocorreu na sede do Restaurante Anila, em Fernandes Pinheiro e expôs números detalhados de  cada um dos 10 municípios da Amcespar. Sobretudo, os relativos aos produtos que são destaques nas economias local e regional.

“Nós trazemos indicadores de desenvolvimento, trazemos uma base de dados, em que os prefeitos e as assessorias técnicas poderão consultar os dados econômicos, sociais, de população dos municípios, de forma individual e regionalizada, para que olhando os indicadores possamos estabelecer políticas públicas alinhadas que melhorem estes indicadores”, explica o secretário Valdemar.

O Programa Paraná Produtivo atenderá 8 regiões do Paraná que ainda não possuem Planos de Desenvolvimento Regional. Estas regiões correspondem a 50% dos municípios do Estado, nos quais estão concentrados apenas 25% do PIB estadual.

Na divisão territorial feita pelo programa, a microrregião Centro Sul (Amcespar) forma uma macrorregião junto com cidades da microrregião da Associação dos Municípios do Sul do Paraná (Amsulpar). Desta forma, o Paraná Produtivo elenca como região 7 os municípios da Amcespar, com sede em Irati, unidos aos da Amsulpar, com sede em União da Vitória – e que engloba também  São Mateus do Sul.

Como serão os trabalhos

Após a apresentação regional do programa, que ocorreu no dia 15 em União da Vitória e no dia 16 na região de Irati, os prefeitos receberam um formulário para preencher e indicar técnicos para dar continuidade aos trabalhos.

“No próximo mês faremos uma oficina que vai determinar quais as oportunidades que nós temos de investimento e de desenvolvimento aqui na região. Teremos uma terceira oficina que é de priorização daquilo que é mais urgente para o município e para a região”, detalha o secretário de Planejamento.

Após estas fases de discussão e definição de metas, será elaborado um plano regional de desenvolvimento, que contará com o apoio estadual. “Vamos construir um plano de ação que vai ser executado a partir do próximo ano”, afirma o secretário Valdemar.

Regionalização

De acordo com o secretário de Estado do Planejamento, os municípios terão que olhar uns para os outros e buscar o bem comum, ou seja, definir atividades econômicas que possam alavancar o desenvolvimento regional.

“Quando se tem uma atividade, por exemplo, produção de uva que foi comentado aqui, o munic&i

Gostou? Compartilhe!