facebook

Programa oferece bolsas para aproximar acadêmicos das salas de aula e motivar a docência

31/03/2025

Programa oferece bolsas para aproximar acadêmicos das salas de aula e motivar a docência

Promover a formação de novos professores por meio da inserção dos acadêmicos das licenciaturas no cotidiano das escolas públicas brasileiras. Esse é o objetivo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), iniciativa implementada pelo Ministério da Educação (MEC) há 15 anos, por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Desde a sua primeira edição, a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) integra o programa, que chega hoje a mais 200 instituições de ensino superior do país.

Nesta terça (25), no Câmpus de Irati, a Unicentro realizou o primeiro dos encontros com os alunos “pibidianos”, professores e escolas para marcar o início das atividades de 2025 nas cidades atendidas pelas suas unidades universitárias. “A gente sabe que um país melhor é aquele que investe no professor. Por isso todos juntos – pibidianos, supervisores, coordenadores e escolas – vamos mostrar que é a educação que transforma uma nação”, celebra o professor Fábio Hernandes, reitor da Unicentro.

👉 ​Receba as notícias do Hoje Centro Sul no seu celular

Só neste ano, 360 alunos das 12 áreas de licenciatura da universidade atuam pelo Pibid em instituições de ensino básico públicas da região. Entre bolsas de iniciação à docência, supervisão e coordenação, são cerca de R$ 8 milhões de reais destinados pelo MEC à Unicentro durante os dois anos do edital atual.

Coordenador Institucional do Pibid, o professor Aurélio Bona Júnior destaca que essa é uma experiência formativa diferenciada, porque desde o primeiro ano do curso os acadêmicos já desenvolvem as atividades nas escolas. Para ele, esse envolvimento tem um efeito direto na baixa evasão universitária entre os participantes do programa, que não chega a 5%, em um cenário em que a média geral das licenciaturas no país gira em torno de 50%.

“A grande contribuição do Pibid, além de ser uma ajuda financeira, é justamente apoiar e incentivar a construção da identidade docente. O maior fator de evasão, segundo as pesquisas, é não se identificar com o curso. E o programa tem atuado de forma muito importante nessa história”, afirma.

Segundo dados preliminares de um levantamento realizado pela coordenação institucional do programa na Unicentro, dos 263 entrevistados, mais de 26% afirmaram que passaram a querer ser professores durante a vivência no projeto. “É uma realidade que muitos iniciam um curso superior sem necessariamente estarem inclinados para essa profissão. Então o índice de permanência no Pibid é alto justamente porque desde o primeiro ano eles podem estar na sala de aula e é ali que eles descobrem o desejo de ser professor. Muitos desistem no início do curso porque esses primeiros anos são teóricos e eles não se enxergam trabalhando com isso. Mas o contato com a realidade da escola faz toda a diferença”, ressalta o professor Aurélio.

Pró-Reitora de Ensino, a professora Karina Worm Beckmann parabenizou os pibidianos por inspirarem os estudantes das escolas a também entrarem em uma universidade, em um momento tão desafiador para as carreiras docentes. No evento, a pró-reitora citou como exemplo relatos de diferentes municípios do estado, os quais ela visitou durante uma pesquisa.

“Eu ouvi diversos alunos que querem seguir o ensino superior numa instituição pública, como é o caso da Unicentro, porque se viram inspirados por atividades que a universidade proporciona. Porque se imaginaram na posição de participantes de programas de iniciação científica, de extensão, de ensino, porque foram motivados pelos acadêmicos do Pibid que estavam na escola constantemente junto com eles”, pontua Karina.

“O Pibid é uma porta de entrada para disseminar que a universidade pública é um lugar de todos, é um lugar para todos. Os estudantes levam realmente a importância da educação e plantam a semente da docência”, complementa o reitor da Unicentro.

Aprovado pela segunda vez para o Pibid, Douglas Henrique dos Santos está no 4º ano de Pedagogia do Câmpus de Irati. Atualmente, ele participa do subprojeto de alfabetização, coordenado pelas professoras Angela Maria Corso e Marisa Schneckenberg. Para o futuro pedagogo, esse trabalho tem sido essencial como uma maneira de conhecer a realidade escolar desde o início da sua formação acadêmica.

“É fundamental porque a partir do momento que nós estudamos uma teoria, por exemplo, da alfabetização, a gente vai vendo quais são os problemas verdadeiros na sala de aula. A gente vai saber que tem questões sociais além das que nós conhecemos, vai ver o que pode fazer de acordo com aquela realidade. Como vai fazer essa alfabetização, como que a gente vai olhar para essa turma, se vai levar uma coisa diferente, um letramento, alguma coisa assim para trazer o que essa criança não tem em casa, esse acesso à cultura e à ciência, de acordo com a educação”, pondera Douglas.

“O trabalho da Unicentro é um trabalho fantástico, que vem a aliar justamente a questão da formação da educação básica com a formação universitária. Para nós é fantástico porque além de construir todas as bases e teorias dentro de uma plataforma educacional, a gente consegue vislumbrar a questão do estudante melhorando sua metodologia de ensino e, com isso, tendo uma formação ainda mais plena”, exalta o chefe do Núcleo Regional de Educação de Irati, professor Marcelo Fabrício Chociai Komar.


Seleção de bolsistas do Pibid

Como explica o professor Aurélio, o edital geral de seleção de bolsistas é aberto de acordo com o cronograma da Capes. No entanto, editais complementares costumam ser abertos durante todo o ano letivo, sendo publicados na página do Pibid e divulgados pelos canais de comunicação da universidade.

Assessoria Unicentro

Comentários

A Edição 1670 do Jornal Hoje Centro Sul já está nas bancas! 🗞️📰
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580