Programa inovador da rede estadual com situações reais prepara alunos para avaliações

Por Redação 3 min de leitura

O Investiga Saeb, lançado neste ano, envolve 299 professores e 4.600 alunos de 28 escolas da rede estadual, com atividades voltadas aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio. O projeto se destaca pela proposta pedagógica que utiliza metodologias ativas e situações-problema para promover o ensino de forma interdisciplinar.

 

Como parte das estratégias da Secretaria de Estado da Educação do Paraná para otimizar o aprendizado dos conteúdos curriculares, fortalecer a qualidade do ensino e aprimorar os índices que mantém e educação do Estado no topo do ranking educacional brasileiro, o Governo do Estado tem desenvolvido ações direcionadas ao desempenho dos estudantes nas avaliações nacionais. 

Com foco na preparação para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), uma das principais iniciativas é o projeto Investigação Saeb, integrante do programa Desafio Paraná, que tem como foco fortalecer a aprendizagem na Rede Estadual de Ensino do Paraná, por meio do uso estratégico de tecnologias educacionais que ampliam a jornada de estudos dos alunos e promovem práticas pedagógicas baseadas em evidências.

A ação, lançada neste ano, envolve 299 professores e 4.600 alunos de 28 escolas da rede estadual, com atividades voltadas aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio.

O projeto se destaca pela proposta pedagógica que utiliza metodologias ativas e situações-problema para promover o ensino de forma interdisciplinar. Diferente do modelo tradicional, as aulas são ministradas de maneira integrada, com dois professores em sala, um de cada disciplina.

Por exemplo, no 9° ano do Ensino Fundamental, o reforço é focado nos componentes curriculares de Ciências, Língua Portuguesa e Matemática. Já na 3° série do Ensino Médio, o foco é Língua Portuguesa e Matemática.

“A organização dos conteúdos visa proporcionar uma abordagem conjunta dos principais temas que integram a matriz de referência do SAEB, favorecendo o desenvolvimento de competências e habilidades exigidas na avaliação”, explica o secretário de Educação, Roni Miranda.

CONTEXTO INVESTIGATIVO – Desde maio, os materiais didáticos produzidos pela própria Seed-PR são organizados por temáticas trimestrais, adequadas às fases de desenvolvimento dos alunos. Desenvolvidas em ambiente virtual, por meio da gamificação, as atividades estimulam a curiosidade, o raciocínio lógico e a autonomia dos estudantes, integrando os conteúdos de forma lúdica e investigativa.

Para os estudantes do 9º ano, o tema atual é “Exploradores de Elária”, inspirado pelo interesse dos adolescentes em investigações, séries e jogos envolvendo descobertas marítimas. Já para a 3ª série do Ensino Médio, o tema “Mente sã – Corpo são” busca abordar aspectos ligados à saúde mental e aos desafios enfrentados pelos jovens em um ano marcado por decisões importantes, como vestibulares, Enem e o próprio SAEB.

Os conteúdos, organizados e disponibilizados digitalmente pelo site do Desafio Paraná, contam com materiais específicos tanto para professores quanto para alunos. Os estudantes recebem atividades em formato d

Gostou? Compartilhe!