Professores contam como o Projeto LeiaHoje desperta o interesse dos alunos e estimula a aprendizagem
O Projeto LeiaHoje destina exemplares do jornal Hoje Centro Sul gratuitamente para escolas de Irati e região, toda semana, para incentivar a leitura e o desenvolvimento pleno dos estudantes
Abrir o jornal em sala de aula, ler as manchetes e comentar. Aprender novas palavras, desenvolver a capacidade de entender e interpretar o que se lê. Entender a estrutura de texto da reportagem jornalística, saber diferenciar o que é um classificado, uma publicidade. Tudo isso tem sido feito pelos alunos do 4º ano da Escola Municipal Mercedes Braga, que participam do Projeto LeiaHoje, do jornal Hoje Centro Sul. A escola é uma das contempladas semanalmente com exemplares gratuitos do jornal para incentivar a leitura e o processo de aprendizagem dos estudantes.
A coordenadora pedagógica da instituição frisa a importância de parcerias, como a realizada com o Projeto LeiaHoje, sobretudo depois de os alunos terem ficado longe das salas de aula devido a pandemia. “Para tentar trazer eles para esse nivelamento que a gente fala tanto, precisamos de ajuda, de parcerias, e o jornal, o projeto, nos traz isso. É uma ferramenta a mais, bacana, interessante, que neste momento é o que eles precisam, de motivação, de alguma coisa legal para trabalhar”, afirma a coordenadora pedagógica da Escola Mercedes Braga, Claudete Schimanski.
Ela defende que os alunos não podem ser sobrecarregados com conteúdos que tornem a rotina de estudos pesada, o que pode dificultar ainda mais a aprendizagem, que já foi prejudicada no período em que eles não puderam vir até a escola. Para a coordenadora, conquistar os alunos e estimular a aprendizagem é o caminho a ser buscado. E isto tem sido colocado em prática pelas professoras Elizabete Cius e Marilene Damaceno de Meira, com o apoio do Projeto LeiaHoje.
“Eles [alunos] estão bem motivados, acho que a leitura motivou muito, pelo jornal”, comenta Elizabete. A professora destaca que as atividades com o jornal têm sido muito produtivas, pois além de despertar o interesse pela leitura permitem trabalhar a oralidade e vários aspectos do desenvolvimento das crianças, inclusive questões psicológicas. “É possível trabalhar o aluno como um todo, porque para contar uma notícia, perder a vergonha para chegar num grupo, levantar, contar ‘eu li isto professora’, ‘eu entendi isso da notícia’, já perde aquela timidez. É superar, trabalhar com os mais tímidos também a oralidade, fazendo eles perderem aquele medo de falar”, explica.
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Marilene acrescenta que debater com alunos os acontecimentos da cidade e da região auxilia a trabalhar o senso crítico deles. “A questão da oralidade em sala de aula, deles estarem relatando a notícia que eles leram, permite estimularmos neles o senso crítico, desde pequenos. Por que será que aconteceu isto? Como que foi que aconteceu? Poderia ser evitado? Então são perguntinhas que fazemos, em oralidade com eles, a respeito do assunto que está sendo tratado”, detalha.
Ela cita como exemplo a notícia sobre o aumento do preço do combustível, que foi discutida em sala de aula e levou os alunos a pensarem sobre as consequências disso no dia a dia de todos. Duas alunas, cujos pais são caminhoneiros, falaram sobre o impacto do aumento do comb

