18/11/2024
A professora de português Idana Cristina Menon, do Colégio Estadual do Campo Nossa Senhora de Fátima, no distrito do Guamirim, em Irati, foi premiada na categoria Experiência Pedagógica durante a 29ª edição do Concurso Agrinho, realizado no Expotrade Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, no último dia 4 de novembro. Seu projeto, que conquistou o terceiro lugar no estado, abordou a valorização dos alunos do meio rural, enaltecendo a importância da alimentação saudável. Como prêmio, Idana foi contemplada com um automóvel zero quilômetro.
A professora conta que o seu projeto foi realizado com alunos do 7º ano. Inspirada pela temática do Agrinho, ela decidiu desenvolver uma experiência pedagógica diferente das redações, com as quais tradicionalmente participa. Ela estimulou os alunos a aprenderem mais sobre os alimentos que têm em casa. "Eles pesquisaram sobre os benefícios desses produtos, que é o foco também de uma alimentação mais saudável, e produziram receitas com esses produtos. E a gente deu nomes: ‘Ovo frito de galinha Filó’; ‘Bolo de laranja da roça’; entre outros”, contou Idana.
👉 Receba as notícias do Hoje Centro Sul no seu celular
Com as receitas, os alunos criaram uma revista chamada “Exuberâncias do Campo, com os Sabores do Nosso Chão”. A revista foi enviada para o Colégio Estadual Professora Luiza Rosa, localizado na área urbana de Irati. Posteriormente, os alunos da cidade foram convidados a visitar a escola do campo e vivenciar o cotidiano rural.
Na visita, eles tiveram acesso a produtos cultivados nas propriedades dos colegas da escola rural e levar para casa. “Eles puderam pegar produtos que os meus alunos trouxeram das propriedades deles. Tinha laranja, feijão, repolho, o que tinha, eles faziam a colheita numa sacolinha e levaram para Irati, para casa deles”, explicou Idana.
Para enriquecer ainda mais a experiência, a professora preparou atividades de socialização entre os alunos, como um lanche com “sabores da roça”, onde foram servidos bolos e sanduíches naturais.
Reconhecimento
Idana conta que inscreveu o projeto “Exuberâncias do Campo, Sabores do Nosso Chão” no Agrinho deste ano e foi até a região metropolitana de Curitiba, onde ocorreria a premiação no dia 4 de novembro. “Até então, já sabia que estava classificada, mas não tinha certeza se ficaria entre as três melhores do Paraná. Graças a Deus, deu tudo certo”, celebrou a professora.
O programa
O Agrinho é o maior programa de responsabilidade social do Sistema FAEP, parceria entre o SENAR-PR, FAEP, o governo do Estado do Paraná. Neste ano com o tema “Agrinho: do campo à cidade, colhendo oportunidades”, a edição destacou iniciativas que integram as realidades rural e urbana, promovendo sustentabilidade e cidadania entre os estudantes.
Da Redação/ Hoje Centro Sul