Produção de leite: Do campo até a mesa do consumidor

Por Redação 3 min de leitura

Com o aumento da produção leiteira, munícios enxergam a produção de leite como meio de diversificar as propriedades rurais. Conheça um pouco do que está sendo feito em Irati e como é o processo até chegar à mesa dos consumidores

produção de leite tem aumentado ano após ano no Brasil. Cada vez mais os produtores estão trocando o plantio de feijão, milho e soja pela criação de gado leiteiro. Em 2016, o país teve 19.678.817 vacas ordenhadas e no Paraná esse número chega a 1.621.957, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

São35 bilhões de litros produzidos por ano no Brasil. Esse número coloca o país em quinto lugar no ranking mundial dos países produtores. No setor primário, são 1,3 milhões de propriedades produzindo leite, distribuídas por todo o território. 

 

Há registro da atividade leiteira em 99% dos municípios brasileiros. Em toda a cadeia do leite estão envolvidos cerca de 4 milhões de trabalhadores, sendo 11 mil só no transporte do leite da fazenda para a indústria e dos lácteos processados das indústrias para o mercado.

 

  Aumento da Produção

 

O município de Irati faz parte dos 99% dos municípios que produzem leite. O número de produtores ainda é considerado pequeno, segundo Osnei Abel Lopes, técnico agrícola da Prefeitura de Irati. “Nós temos uma média de 150 produtores no município que trabalham com venda de leite para empresas de laticínios. Desses, mais de 50% são pequenos agricultores que produzem até 100 litros de leite. A produção de Irati em um mês gira em torno de 30 mil litros. Ainda consideramos uma produção baixa”, disse.

 

Para aumentar o número de produtores a Secretaria de Agricultura de Irati está desenvolvendo um projeto voltado ao leite,com acompanhamento nas propriedades. Os produtores estão sendo convidados a fazer cursos para se especializarem na produção.

 

 “O projeto que estamos desenvolvendo vem para dar um apoio técnico, para então aumentarmos a quantidade da produção de leite por vaca. Produzem em média 17 litros por vaca ao dia, não é uma média ruim, mas a gente quer chegar até 25, 30 litros por vaca”, explica Lopes.

 

O técnico agrícola lamenta que a procura pelo projeto ainda seja pouca. “A procura ainda é pequena, eles [produtores] quase não vem para procurar assistência. Nós fazemos as visitas técnicas,vemos onde ele têm dificuldade, apresentamos o projeto e então conversamos com eles dando a ideia e oferecemos cursos do Senar[Serviço Nacional de Aprendizagem Rural]”, conta Lopes.

 

Nos cursos oferecidos pelo Senar, o pecuarista pode aprender mais sobre como obter maior qualidade na produção de leite. “Através dos cursos é possível trabalhar a qualidade do leite, o manejo na ordenha, manejo do rebanho que inclui as vacas em lactação, as vacas que estão em período que chamamos de vaca seca, tem a questão do tratamento das bezerras –  uma novilha para criar é preciso trabalhar desde bezerra até chegar à idade de reprodução, que é em média com 29 meses”, diz o técnico.

 

Leite de qualidade

 

O secretário de Agricultura de Irati, Raimundo Gnatkoski, destaca alguns fatores que estão fazendo a diferença na hora de produzir leite de qualidade. “Existe uma questão que alguns produtores já estão aderindo. Uma boa p