facebook
09/04/2021

Procura por exames e diagnósticos precoces de câncer diminuiu

Procura por exames e diagnósticos precoces de câncer diminuiu

Na ânsia de se proteger do coronavírus, muitas pessoas acabaram deixando de lado os cuidados preventivos para evitar ou ter acesso ao diagnóstico precoce de outras doenças, inclusive o câncer. Apesar do Dia Mundial de Combate ao Câncer  ser comemorado em 08 de abril, os números relativos à busca pela prevenção não são muito animadores. A procura das mulheres pelo exame preventivo de câncer de colo de útero (Papanicolau) na rede pública de saúde de Irati é exemplo disso. Na comparação entre o primeiro trimestre de 2019 e o primeiro trimestre deste ano, a redução do número de exames realizados foi de 74%, passou de 722 exames em 2019 para apenas 188 em 2021, segundo dados do setor de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde de Irati.

Com toda esta demanda reprimida e com a necessidade de seguir os protocolos sanitários devido à Covid-19, há critérios definidos quanto à prioridade de atendimento. “Estamos procurando atender àquelas mulheres que mais precisam ou que estão há mais tempo sem fazer seus exames preventivos, pois não podemos ter um número grande de atendimentos para não haver aglomeração de pessoas dentro dos serviços de saúde”, explica a enfermeira Sueli Burnato, da Saúde da Mulher de Irati.

Outro ponto que tem afetado o atendimento às mulheres é que nos momentos mais críticos da pandemia, quando os decretos são mais restritivos, alguns exames e consultas ginecológicas precisam ser adiados.  A enfermeira explica que a saúde considera que certos exames, consultas e até mesmo cirurgias podem ser adiados por um período, até que haja mais segurança para todos.

Na unidade do Erasto Gaertner em Irati foi observada diminuição da procura pelo tratamento precoce no início da pandemia. Mas, segundo a supervisora da unidade, Daniela Zwierzikowski Raffo, este número já se estabilizou.

Ela enfatiza que a equipe do Erasto, assim como todos da saúde pública, está preparada para atender a população com segurança, por isso as pessoas devem continuar realizando acompanhamento médico sempre que necessário. “Se surgir algo que persista, como uma ferida que não cicatriza há mais de 15 dias, um nódulo que possa aparecer, é preciso procurar atendimento, pois tomamos os devidos cuidados ao enfrentamento contra a Covid-19, estamos preparados para atender com segurança”, orienta a supervisora da unidade do Erasto Gaertner em Irati.

Segundo ela, a unidade continua atendendo normalmente em Irati, com restrições de acompanhantes. Em alguns casos, é realizado a telemedicina, para evitar que o paciente vá até o hospital.

Tratamento oncológico em Curitiba

As viagens até Curitiba não tiveram mudanças, pois quem está em tratamento oncológico não teve cancelamento e não houve abandono do tratamento pelos pacientes. “Nós temos um controle rigoroso de todos os pacientes atendidos na unidade de Irati, e sempre que ocorre uma falta seja ela em qualquer seguimento, como uma consulta ou até mesmo a infusão do quimioterápico nós entramos em contato para reagendar”, explica Daniela.

Prevenção

No Brasil, os tipos de câncer mais comuns são os de pele, de pulmão, de mama, de estômago, de colo uterino e de próstata. A prevenção é o melhor caminho para combater o câncer. Entre as medidas para reduzir o risco de câncer estão evitar o tabaco, limitar o consumo de álcool, evitar a exposição excessiva ao sol, obter uma alimentação equilibrada, manter um peso saudável e ser fisicamente ativo.

Dicas de prevenção

A Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc) divulgou algumas dicas de prevenção dos dois tipos de câncer mais comuns em homens e mulheres:

- Câncer de próstata

Para o diagnóstico precoce da doença, é imprescindível a análise de sangue e o toque retal. Estes exames devem ser feitos anualmente em indivíduos acima de 45 anos e, no caso dos que possuem histórico familiar da doença, recomenda-se que faça antes dos 40 anos. Ainda há muito preconceito por parte dos homens para a realização deste exame, mas é muito importante para a detecção precoce e, consequentemente, a realização do tratamento adequado.

- Câncer de mama

A prevenção é simples, mas exige seriedade. É muito importante que a mulher faça o autoexame, independentemente da idade e, caso encontre alguma irregularidade no seio, como nódulo (caroço), deve procurar um médico imediatamente. A partir dos 40 anos toda mulher deve fazer a mamografia e, a partir dos 50 anos, é imprescindível a realização anual do exame.

Preventivos para as mulheres

Os exames preventivos podem ser agendados pessoalmente em todas as unidades de saúde de Irati ou pelo telefone (42) 3907-3143 na Saúde da Mulher, com a enfermeira Sueli. Os exames são feitos todos os dias no período da manhã e da tarde.

Já as consultas ginecológicas são agendadas com a Renata Nogueira que atende nas segundas, terças, quartas e sextas-feiras, sempre no período da manhã, e devem ser agendadas pessoalmente na Saúde da Mulher. Para agendar é preciso portar os documentos pessoais, cartão SUS e carteirinha do preventivo (se tiver).

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul

Foto: Agência Estadual

 

COMENTÁRIOS