Procura por exames e diagnósticos precoces de câncer diminuiu

Por Redação 3 min de leitura

Na ânsia de se proteger do coronavírus, muitas pessoas acabaram deixando de lado os cuidados preventivos para evitar ou ter acesso ao diagnóstico precoce de outras doenças, inclusive o câncer. Apesar do Dia Mundial de Combate ao Câncer  ser comemorado em 08 de abril, os números relativos à busca pela prevenção não são muito animadores. A procura das mulheres pelo exame preventivo de câncer de colo de útero (Papanicolau) na rede pública de saúde de Irati é exemplo disso. Na comparação entre o primeiro trimestre de 2019 e o primeiro trimestre deste ano, a redução do número de exames realizados foi de 74%, passou de 722 exames em 2019 para apenas 188 em 2021, segundo dados do setor de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde de Irati.

Com toda esta demanda reprimida e com a necessidade de seguir os protocolos sanitários devido à Covid-19, há critérios definidos quanto à prioridade de atendimento. “Estamos procurando atender àquelas mulheres que mais precisam ou que estão há mais tempo sem fazer seus exames preventivos, pois não podemos ter um número grande de atendimentos para não haver aglomeração de pessoas dentro dos serviços de saúde”, explica a enfermeira Sueli Burnato, da Saúde da Mulher de Irati.

Outro ponto que tem afetado o atendimento às mulheres é que nos momentos mais críticos da pandemia, quando os decretos são mais restritivos, alguns exames e consultas ginecológicas precisam ser adiados.  A enfermeira explica que a saúde considera que certos exames, consultas e até mesmo cirurgias podem ser adiados por um período, até que haja mais segurança para todos.

Na unidade do Erasto Gaertner em Irati foi observada diminuição da procura pelo tratamento precoce no início da pandemia. Mas, segundo a supervisora da unidade, Daniela Zwierzikowski Raffo, este número já se estabilizou.

Ela enfatiza que a equipe do Erasto, assim como todos da saúde pública, está preparada para atender a população com segurança, por isso as pessoas devem continuar realizando acompanhamento médico sempre que necessário. “Se surgir algo que persista, como uma ferida que não cicatriza há mais de 15 dias, um nódulo que possa aparecer, é preciso procurar atendimento, pois tomamos os devidos cuidados ao enfrentamento contra a Covid-19, estamos preparados para atender com segurança”, orienta a supervisora da unidade do Erasto Gaertner em Irati.

Segundo ela, a unidade continua atendendo normalmente em Irati, com restrições de acompanhantes. Em alguns casos, é realizado a telemedicina, para evitar que o paciente vá até o hospital.

Tratamento oncológico em Curitiba

As viagens até Curitiba não tiveram mudanças, pois quem está em tratamento oncológico não teve cancelamento e não houve abandono do tratamento pelos pacientes. “Nós temos um controle rigoroso de todos os pacientes atendidos na unidade de Irati, e sempre que ocorre uma falta seja ela em qualquer seguimento, como uma consulta ou até mesmo a infusão do quimioterápico nós entramos em contato para reagendar”, explica Daniela.

Prevenção

No Brasil, os tipos de câncer mais comuns são os de pele, de pulmão, de mama, de estômago, de colo uterino e de próstata. A prevenç