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Primeiros 20 km de asfalto entre Irati São Mateus foram entregues para população

O governador Ratinho Júnior também autorizou, durante o evento, o início das obras entre a PR-364 e Rebouças, via Marmeleiro

05/05/2021

Primeiros 20 km de asfalto entre Irati São Mateus foram entregues para população

Na manhã de segunda-feira (03), o governador Ratinho Júnior e o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, estivaram na região para fazer a entrega dos primeiros 20 quilômetros da PR-364, entre Irati e São Mateus do Sul.  Também para assinar a autorização das obras entre Rebouças e a PR-364, via Marmeleiro, a PR-990.

A estrada Irati –  São Mateus do Sul tem 49 quilômetros de extensão e, além do trecho concluído das obras, há várias frentes de trabalho da construtora Triunfo em ação para dar continuidade aos serviços de alargamento do traçado da via, terraplanagens, colocação de camadas de pedras de diferentes tamanhos e compactação dos materiais da base do pavimento. O investimento total na obra é de R$ 121 milhões e resulta da parceria entre o Governo do Paraná e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A gestão da obra é do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR), e tem entrega prevista para o primeiro trimestre de 2022.

De acordo com o secretário Sandro Alex, a execução da obra já gera mais de trezentos empregos na região e, o governador frisa que investimentos em infraestrutura viária são imprescindíveis para motivar a industrialização, a geração de renda e fomentar a agricultura, ao tornar mais ágil e barato o escoamento da produção agrícola.

“Toda obra é importante para desenvolver uma região ou melhorar a vida das pessoas. É o caso desta obra que estamos visitando e liberando o primeiro trecho, que irá se tornar uma artéria de desenvolvimento”, disse Ratinho Júnior.  E acrescentou: “Além disso, atraímos novas empresas, porque quem quer gerar emprego e montar indústria quer investir em regiões que tenham população trabalhadora e infraestrutura. Por isso, acredito que essa rodovia vai trazer uma nova realidade, se transformando em uma grande artéria para a região”.

O prefeito de Irati, Jorge Derbli, destaca que a obra era esperada há mais de quarenta anos pela população e terá impacto positivo direto na economia regional. “Para nós é o desenvolvimento, o crescimento da região, não só para quem trafega, para os agricultores, que ao longo da rodovia têm esta condição melhor de tráfego, para escoar a produção”, disse.

Fernanda Sardanha, prefeita de São Mateus do Sul, também enfatizou a característica agrícola predominante dos municípios das regiões Centro Sul e Sul, e o benefício da obra tanto para o setor agropecuário, como para os demais setores. “São Mateus é o 23º município no Paraná em desenvolvimento agropecuário. Por isso, o escoamento da safra dos nossos produtores vai ter um grande diferencial. Essa estrada vai proporcionar um desenvolvimento macro, que além da agropecuária, vai atingir a indústria e o comércio”, pontuou.

Na mesma linha de raciocínio, o prefeito de Rebouças Luiz Everaldo Zak cita que com a pavimentação das PRs 364 e 990, o Governo do Estado está “pensando estrategicamente a região”.  “É um investimento que vai fazer toda a diferença para o nosso progresso, que vai marcar a história, que talvez daqui a 50, 100 anos, vai estar se falando da importância desta obra e do tamanho que foi o desenvolvimento proporcionado por este acesso nosso até a Rebouças”, disse.

Segundo Zak, a pavimentação da PR-990, cuja licitação foi autorizada pelo Governo do Estado durante a solenidade, será a maior obra da história de Rebouças. O trecho a ser pavimentado tem 12,6 quilômetros de extensão e terá investimento de R$ 1.235.132,20.

O secretário de Infraestrutura e Logística estima que a obra deva ser iniciada no primeiro semestre do próximo ano, após a conclusão da PR-364. Sandro Alex enfatizou que os investimentos são parte de um grande projeto do Governo para potencializar o desenvolvimento econômico do Paraná como um todo.

“Já ultrapassamos R$ 5 bilhões em investimentos em infraestrutura no Estado. Estamos com obras em todas as regiões e em todos os modais: aéreo, rodoviário, ferroviário e portuário. Nosso objetivo é transformar o Paraná em um hub logístico para o Brasil”, afirmou o secretário.

O governador complementa que os esforços para esse desenvolvimento são um marco de sua gestão. “Criamos um banco de projetos, com uma equipe de engenheiros e arquitetos para pensar em obras importantes para desenvolver o Paraná, tais como duplicações, viadutos, trincheiras e terceiras faixas, além de rodovias que só existiam no papel. Esses projetos foram ficando prontos e agora estamos liberando recursos para executá-los”, explicou.

União de esforços

Em nome dos deputados estaduais que representam a região, o deputado Artagão Júnior fez um pronunciamento em que enfatizou que a pavimentação da PR-364 resulta da união de esforços da sociedade, das lideranças políticas locais e de diversos parlamentares.  Ele citou todos os deputados estaduais presentes: Alexandre Curi, Emerson Bacil, Estacho, Hussein Bakri, Delegado Francischini e Nelson Justus. Também participaram da solenidade a deputada federal Leandre Dal Ponte, o presidente da Amcespar e prefeito de Inácio Martins, Júnior Benato, e os prefeitos de Fernandes Pinheiro, Cleonice Schuck; de Teixeira Soares, Lula Thomaz; de Mallet, Moacir Szinvelski;  de Rio Azul, Leandro Jasinski; de Paulo Frontin, Jamil Pech; e de Guamiranga, Marcos Chiaradia.

A PR-364 chama-se Vereador Miguel Ribeiro Picheth, e também esteve presente no evento, o filho do homenageado, Omar Picheth Neto, que é vereador e presidente da Câmara Municipal de São Mateus do Sul.

Obras complementares

Em São Mateus do Sul, também será restaurada a pavimentação de três quilômetros da PR-364, viabilizando um alargamento dos acostamentos e a implementação de calçadas e ciclofaixas. Além disso, o município também será contemplado por uma nova ponte sobre o Rio Turvo, que terá 12 metros de extensão.

Em Irati, a obra inclui um trecho de desvio do bairro Riozinho, de 1,2 km, ligando a PR-364 à BR-153 – entroncamento onde será construída uma trincheira, com o objetivo de reduzir o alto número de acidentes no local.

De acordo com o prefeito de Irati, o trecho que fica fora da PR-364, no Riozinho, será municipalizado. “A gente também vai fazer as obras de infraestrutura ali, pavimentar e deixar dentro do contexto de segurança e melhor trafegabilidade para todo mundo”, afirmou Derbli.

Ele ainda cita que como a PR-364 fará a ligação entre o Paraná e Santa Catarina, deverá aumentar muito o fluxo de veículos no trecho urbano da BR-153. “Possivelmente, mais tarde, deverá acontecer um contorno, para desviar a cidade, porque com a liberação desta estrada, a hora que estiver pronta, vai aumentar muito o tráfego e vai ficar muito complica a situação da Vila São João pela 153”, finalizou Derbli.  

Da Redação/Hoje Centro Sul

Fotos: Ciro Ivatiuk/Hoje Centro Sul

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