Primeiro caso de dengue adquirido dentro de Irati é confirmado

Por Redação 4 min de leitura

Até o momento, o único caso de dengue que havia sido confirmado era de um paciente iratiense contaminado em Rondônia. Caso adquirido em Irati é confirmado um dia depois da mobilização para o combate ao mosquito aedes aegypti

O primeiro caso dengue adquirido dentro do município de Irati foi confirmado nesta quinta-feira (11) pelo Laboratório Central do Paraná. O anúncio foi realizado durante uma coletiva feita pela Prefeitura de Irati no CT Willy Laarspara avaliar a mobilização do Dia D, realizado na quarta-feira (10).

“Temos o primeiro caso, então temos vírus circulante. Aquilo que tanto temíamos, infelizmente, no dia seguinte da nossa campanha, recebemos a confirmação.Agora não é mais uma possibilidade que venha a acontecer, isso já aconteceu. Estamos com o primeiro caso. Vamos continuar com todo esse trabalho de limpeza”, disse a secretária de Saúde, Magali de Camargo.

Até o momento, apenas um caso havia sido confirmado em Irati. No entanto, a contaminação deste paciente ocorreu em Rondônia, o que o classificou como o primeiro caso de dengue importada em Irati. O caso confirmado nesta quinta-feira (11) foi de um paciente que foi contaminado dentro de Irati, já que não viajou para outro lugar. “O bairro não vamos divulgar porque em todos os bairros temos mosquito aedes aegypti”, disse a secretária.

No Paraná, 530 novos casos foram confirmados na última semana. Até o último boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, são 2.553 casos de dengue em todo o estado. A doença também já causou a morte de três pessoas, duas em Londrina e de umem Cascavel.

O prefeito Jorge Derbli destacou que com a confirmação é preciso ainda muito mais empenho conjunto para combater os mais de 400 focos de mosquito existentes em Irati. “Temos que fazer um trabalho muito mais intenso nos bairros e na cidade, porque uma pessoa já contamina e daí pode ter mais focos na cidade e com certeza se não tivesse o foco, não teria contaminado essa pessoa. É obvio, mas o trabalho continua. Precisamos, ainda mais depois dessa confirmação, que as pessoas trabalhem nas suas casas, limpando, tirando recipientes onde tenha água, onde possa existir um foco porque, infelizmente, Irati já tem um caso de dengue, que não queria que acontecesse”, disse.

Dia D recolhe mais de 40 toneladas de lixo

Quase 40 toneladas de lixo foram recolhidas na mobilização que incluiu todos os servidores da prefeitura e população nesta quarta-feira (10). Em Irati. Durante a mobilização intitulada Dia D, as equipes recolheram materiais descartados pelos moradores.

O prefeito Jorge Derbli agradeceu o empenho de todos que colaboraram na mobilização. “Queria agradecer o empenho de todos sem exceção que trabalharam ontem [quarta-feira], as pessoas que colaboraram, os moradores que fizeram a limpeza da sua casa, do seu lote, colocaram na frente o lixo para coletar e trazer para cá. Eu digo que não terminou ontem, dia 10 foi o início, foi o Dia D. Mas ele continua a coleta hoje[quinta-feira], amanhã sexta-feira e na semana que vem porque a gente vai continuar com esse trabalho porque num dia não consegue coletar todo esse material”, disse.

A secretária de Meio Ambiente, Magda, explica de 80% a 90% do material recolhido poderá ser reciclado. Por isso, a Associação dos Catadores de Irati e Cooperativa dos Catadores e Agentes Ambientais de Irati (COCCAIR) devem selecionar o material e dar a destinação correta ao lixo.

A secretária destaca que não há um prazo específico para a coleta. “Eles irão trabalhar de acordo com a capacidade deles, porque a coleta sel