Presidente da Sanepar recebe pedidos de Irati e assegura R$ 35 milhões para o município

Por Redação 3 min de leitura

Na manhã desta quarta-feira (09), o diretor-presidente da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Claudio Stabile, esteve em Irati, acompanhado pelo deputado estadual Artagão Júnior. Eles participaram de uma reunião com o prefeito Jorge Derbli e, depois, visitaram o novo reservatório de água, concluído recentemente pela Sanepar no município.

Na Prefeitura de Irati, Stabile recebeu um ofício do prefeito com duas reivindicações: investimentos para que a cidade chegue a 100% das residências atendidas com esgotamento sanitário e sistemas de abastecimento de água para a área rural de Irati.

Em relação à rede de esgoto, atualmente estão em andamento obras para que a cidade amplie de 90 para 96% o percentual de atendimento às habitações e estabelecimentos comerciais e industriais  do quadro urbano de Irati. De acordo com técnicos da Sanepar, a estimativa é de que até o início de 2021 esta etapa de obras seja concluída.  E antes disso, o prefeito Jorge Derbli solicita que a Companhia de Saneamento já inclua em sua programação de obras, os outros  4% de rede que faltarão para o atendimento integral da população.

“Viemos fazer, através deste ofício, a solicitação de mais dez quilômetros de rede de esgoto, para atingirmos a plena satisfação de ter 100% de rede de esgoto no município de Irati”, disse o prefeito ao presidente da Sanepar.

Stabile destacou que o percentual de esgotamento sanitário de Irati é um dos melhores do Paraná, comparável ao que pode ser observado em países de primeiro mundo. “Irati hoje tem números de padrão europeu e será um dos primeiros municípios, certamente, a atingir os 100%”, disse. Segundo ele, a proposta do Governo do Estado é de que a Sanepar trabalhe para a universalização da rede de esgoto no Paraná, assim como ocorre com a rede de abastecimento de água. “Quando nós falamos em água tratada, coleta e tratamento de esgoto, nós estamos falando em saúde preventiva e isso é muito importante”, pontuou.

Em relação aos investimentos da Companhia de Saneamento do Paraná em Irati, Stabile comenta que já há definições para os próximos cinco anos, período em que um volume significativo de recursos deverá ser aplicado tanto em obras, como em serviços de manutenção necessários.  “Nós estamos hoje trazendo o planejamento para os próximos cinco anos, que ultrapassa R$ 35 milhões de reais”, anunciou o presidente.

Já a equipe técnica da Sanepar enfatizou ao prefeito e aos secretários municipais a importância do Plano Municipal de Saneamento de Irati para que os recursos possam ser aplicados. Também propôs que seja criada uma comissão incluindo profissionais da Prefeitura de Irati e da Sanepar para a inclusão de metas claras em contrato, o que também se faz necessário para as obras. 

Reservatório de Irati é um dos mais modernos do Brasil

Logo após a reunião na Prefeitura de Irati, o diretor-presidente da Sanepar Claudio Stabile e o deputado Artagão Júnior foram visitar o novo reservatório de água da Companhia, instalado recentemente na Vila São João.

Stabile destaca a tecnologia modular do novo reservatório, que poderá ter sua capacidade de armazenamento de