Presença da relíquia de São Francisco emociona fiéis em Irati
A imagem mais antiga de São Francisco de Assis e a relíquia – um fragmento do osso do fêmur do santo – estiveram em Irati recentemente e emocionaram os fiéis na paróquia Nossa Senhora da Luz e também na Igreja São Francisco.
A relíquia e a imagem estavam em Guarapuava e foram buscados no dia 26 de agosto pelo ministro formador da Ordem Franciscana Secular (OFS) Vanderlei Kawa, responsável por receber a relíquia, e pelo frei Daniel Heinns, assistente da Ordem, acompanhado pelos membros da OFS e integrantes do Conselho Pastoral da Comunidade da Capela são Francisco, de Irati.
Na chegada à cidade, o relicário foi levado em uma carreata para abençoar Irati, aos pés da imagem de Nossa Senhora das Graças. Ele foi recepcionado com orações, cantos, meditações e vigília.
Já no sábado, 27, a relíquia esteve na paróquia Nossa Senhora da Luz, que ficou aberta à visitação para a comunidade. Às 17, a imagem e a relíquia saíram em carreata pelas ruas. Posteriormente uma missa foi celebrada às 18 horas pelo pároco padre Jorge Casimirski, ao lado do frei Jaime Manfrim e diáconos Luciano Ferreira e Júlio Pavelski.
👉 Receba as notícias do Hoje Centro Sul no seu celular
Na manhã de domingo, 28, a imagem e a relíquia estiveram na capela São Francisco, onde também foi realizada uma missa às 10h, que durou aproximadamente uma hora e meia. No local, fiéis de toda a cidade compareceram para fazer orações e se emocionaram ao tocar nos objetos. No ofertório, uma família da comunidade entrou carregando um carneirinho e cachorrinhos em referência a São Francisco, que louvava a Deus pelos animais e aves. A capela ficou lotada para a santa missa.
Participaram da celebração e permaneceram durante toda a tarde os freis Jaime Manfrim, que atualmente reside na Grécia, o frei Giugeppi Donelli, que veio de Napoli, na Itália e frei Daniel Heinss assistente da OFS de Irati, e também o diácono Luciano.
Às 13h30, a comunidade e os franciscanos refletiram sobre a vida de santidade de São Francisco de Assis. E, em seguida, houve a solene entrega da relíquia e da imagem aos integrantes das fraternidades da Diocese de União da Vitória.
A imagem e a relíquia percorrem o Brasil desde 2015, como parte da celebração dos 800 anos do início da Vida e Regra da Ordem Franciscana Secular, que foi comemorada em 2021. A vinda dos objetos a Irati foi organizada pela direção da Ordem Franciscana Secular. Os itens seguem em peregrinação pelo Brasil até 2023.

