Prêmio Zilda Arns é entregue por parlamentares brasileiros ao Papa Francisco

Por Redação 3 min de leitura

A entrega do Prêmio Zilda Arns é uma distinção conferida pela Mesa Diretora da Câmara dos Deputados e representa um diploma de menção honrosa em reconhecimento ao compromisso contínuo com os direitos das pessoas idosas

A Comissão do Idoso da Câmara dos Deputados (Cidoso) e a secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa do Paraná, deputada federal Leandre Dal Ponte, se reuniram com o Papa Francisco, no Vaticano, na última quarta-feira (20). Durante o encontro, foi entregue para o pontífice o Prêmio Zilda Arns, que reconhece pessoas e instituições que têm contribuído ativamente na defesa dos direitos das pessoas idosas.

O Prêmio Zilda Arns foi instituído em 2017, após a aprovação de um projeto de lei proposto pela deputada federal Leandre Dal Ponte. Já a indicação do Papa Francisco para receber o prêmio foi feita pelo presidente da Cidoso, deputado Aliel Machado, e aprovada por votação em agosto deste ano.

A Comissão teve a oportunidade de apresentar ao Papa os trabalhos que realiza e discutir questões como o respeito, a luta contra as desigualdades e o cuidado com a população idosa. “A audiência que tive com o Papa Francisco durante muitos minutos foi realmente muito emocionante, porque ele vem confirmar aquilo que nós já estamos fazendo, que é cuidar daqueles que mais precisam”, afirmou Leandre, que atualmente é secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa.

Em um vídeo divulgado pela secretária em suas redes sociais, o Papa Francisco fala sobre o encontro com os brasileiros e elogia o trabalho realizado no país. “Tive uma reunião com legisladores brasileiros que trabalham para os pobres, que buscam promover os pobres, com assistência e justiça social. E eles não se esquecem dos pobres. Eles trabalham para os pobres”, disse o pontífice.

Além da deputada Leandre, estavam presentes na comitiva o presidente da Cidoso, deputado Aliel Machado, e os parlamentares José Dias de Castro Neto, Reimont Luiz Otoni Santa Bárbara, José Haroldo Figueiredo Campo, Flávia Carreiro Albuquerque Morais, e Simone Aparecida Curraladas dos Santos.

Em retribuição pelo reconhecimento, o Papa Francisco presenteou os membros da comissão com um rosário, uma medalha pontifícia e um livro sobre a Statio Orbis.

Pedido

“Eu pedi a Deus, as bênçãos do Papa Francisco, que nos ilumine, que nos dê discernimento para que a gente possa fazer agora nessa missão de Secretária de Estado, para cuidar das pessoas idosas tudo aquilo que nós queremos que façam por nós quando chegarmos na idade mais avançada. Queremos construir um Estado amigo da pessoa idosa”, destacou Leandre.

Outros compromissos

Além de pedir a bênção do Papa, Leandre também se reuniu com o Arcebispo Vicenzo Paglia,  presidente da Pontifícia Academia para a Vida do Vaticano. Paglia, que também é presidente da Comissão de Reorganização de Assistência aos Idosos do Governo da Itália, tem como uma de suas metas a melhoria das condições de vida e de saúde dos idosos no Vaticano.

Textos: Da Redação/ Hoje Centro Sul, com informações de assessoria

Fotos: Divulgação