facebook
11/10/2021

Prefeitura de Rebouças incentiva mulheres a fazerem o autoexame

Prefeitura de Rebouças incentiva mulheres a fazerem o autoexame

Outubro Rosa é dedicado à prevenção do câncer de mama. A Prefeitura de Rebouças incentiva e orienta as mulheres a fazerem o autoexame, por isso, explica como fazer o auto exame:

O exame pode ser feito em pé, durante o banho em frente a um espelho ou deitada. Em frente ao espelho, a mulher vai observar se tem alguma diferença na aparência dos seios, como caroços e relevos. Isso deve ser feito em diversas posições, como braços levantados, abaixados e mãos na cintura. Depois irá pressionar os mamilos para ver se sai alguma secreção, pois isso e dores são sinais de alerta também.

No banho, com a pele molhada e ensaboada, a mão desliza mais fácil. Por isso é um ótimo lugar para fazer o seu autoexame. Para isso, basta apoiar o braço esquerdo sobre a cabeça e com a mão direita examine a mama esquerda, sem pressa. Divida o seio em "setores" e certifique-se que cada um esteja sendo bem analisado. Fazendo movimentos circulares com a polpa dos dedos, não com as unhas.

Deitada na cama é recomendado que coloque uma toalha dobrada sob o ombro direito para analisar a mama direita. Fazendo os mesmos movimentos recomendados acima durante o banho, é importante apalpar as axilas também. Todo o processo deve ser feito também na mama esquerda.

“O autoexame é importante e se você sentir algo que se pareça com um nódulo, o próximo passo é procurar um médico, para que um novo exame seja feito, mais atento, e até uma possível mamografia”, alertou a Prefeitura de Rebouças por meio de publicação nas redes sociais.

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul, com informações PMR

Foto: Divulgação

COMENTÁRIOS