19/02/2025
A Prefeitura de Irati anunciou novidades nas políticas públicas voltadas para o atendimento às mulheres durante um encontro no Centro de Atendimento Integrado à Mulher de Irati (CIAMI), localizado no bairro Rio Bonito. As mudanças incluem novas abordagens de assistência e ampliação de parcerias, além de ações do Centro de Referência de Atendimento à Mulher(CRAM).
👉 Receba as notícias do Hoje Centro Sul no seu celular
Maria Helena Orreda, secretária de Assistência Social, pasta que atende mulheres, crianças e pessoas idosas, destacou o planejamento conjunto realizado com a equipe de assistentes sociais e psicólogas. “Estamos organizando novas formas de abordagem e parcerias para garantir um atendimento mais eficiente às mulheres de Irati”, afirmou.
Psicoterapia
A equipe do CRAM, composta por duas assistentes sociais e uma psicóloga, agora oferece atendimento psicoterapêutico. Os atendimentos eram realizados em conjunto com psicólogos e assistentes sociais, mas, devido à crescente demanda por apoio psicológico, agora será disponibilizada psicoterapia específica para as mulheres.
Cursos, eventos e acolhimento
No CIAMI, o trabalho de prevenção à violência contra a mulher será fortalecido com a organização de cursos profissionalizantes e eventos informativos. No dia oito de março, será realizado um evento especial no Parque Aquático em alusão ao Dia Internacional da Mulher, com atrações culturais, aulas de zumba e atividades para toda a população.
O CRAM também segue com o trabalho de acolhimento e direcionamento das mulheres atendidas para outros serviços. Além do apoio psicológico e social, há encaminhamentos para atendimentos jurídicos com a OAB e o Núcleo Maria da Penha, que auxiliam em casos de medida protetiva, pensão alimentícia, separação e guarda dos filhos.
Patrulha Maria da Penha
Através de um convênio entre o Município e o Tribunal de Justiça, guardas municipais e um integrante da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania atenderão mulheres vítimas de violência. De acordo com a secretária da pasta, capitã Gisleia Aparecida Ferreira, será possível renovar a medida protetiva diretamente na Guarda Municipal, sem necessidade de deslocamento à delegacia.
A Patrulha Maria da Penha contará ainda com uma viatura para visitas domiciliares a mulheres com medida protetiva, para reforçar a segurança e o acompanhamento contínuo.
Maria do Rocio, coordenadora do CIAMI e do CRAM, também ressaltou a importância do trabalho integrado na melhoria do atendimento às mulheres vítimas de violência. “Estou articulando as equipes e planejamentos para melhorar o atendimento as mulheres vítimas de violência, e estamos aqui para proporcionar um trabalho efetivo”, afirmou.
Da Redação/Hoje Centro Sul, com informações Assessoria PMI
Fotos: Assessoria PMI