facebook

Prefeitos da região e deputada Leandre discutem o manejo sustentável da Flona de Irati

21/01/2022

Prefeitos da região e deputada Leandre discutem o manejo sustentável da Flona de Irati

Na tarde de quinta-feira (20), foi realizada em Inácio Martins uma reunião para tratar de solicitações, junto ao governo federal, sobre o processo de concessão da Floresta Nacional de Irati (Flona). O objetivo é buscar alternativas para que a região seja priorizada nas atividades de exploração comercial da área.

Participaram das discussões, o presidente da Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná (Amcespar) e prefeito de Inácio Martins, Junior Benato; o prefeito de Irati, Jorge Derbli; a deputada federal Leandre Dal Ponte; o presidente do Sindicato da Indústria de Serrarias, Carpintarias e Tanoarias e da Marcenaria de Irati Avonir Funes; o advogado Renato Hora; vereadores, secretários municipais, empresários do ramo da madeireiro, dentre outros.

“Está sendo feito um levantamento do potencial econômico da Flona de Irati para região. Queremos que os municípios da Amcespar aproveitem esta floresta, com um olhar de prioridade no desenvolvimento regional”, afirma Júnior Benato.

A Flona faz parte de uma experiência inédita do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), do governo federal, com o objetivo de promover a concessão florestal com espécies de cultivo comercial e em larga escala, como pinnus, por exemplo.

Além de praticar o manejo florestal sustentável, promover pesquisas, educação ambiental e turismo, a concessão pretende permitir a extração de espécies exóticas para dar mais espaço às espécies nativas da Mata Atlântica.

Com isso, os prefeitos da Amcespar querem promover o incentivo a criação de empregos e renda para os trabalhadores e empresários da região. “A floresta está localizada em municípios da nossa regional, empresas entrariam neste processo de concessão, agregando valores econômicos, geração de emprego e renda para todos os municípios”, explicou Junior Benato.

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul, com informações PMI

Foto: Ciro Ivatiuk/Hoje Centro Sul

Comentários

Edição 1402 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580