facebook

Prefeitos da Amcespar visitam Toledo para conhecer a PPP da iluminação

27/11/2023

Prefeitos da Amcespar visitam Toledo para conhecer a PPP da iluminação

Para observar um modelo de funcionamento de parceria público-privada (PPP) para iluminação pública, prefeitos e técnicos das cidades que integram a Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná (Amcespar) visitaram Toledo nos dias 16 e 17 de novembro. Na região, um processo similar está em andamento.

De acordo com o presidente da Amcespar e prefeito de Irati, Jorge Derbli, a comitiva da região foi recebida pelo prefeito de Toledo Beto Lunitti e pelo vice-prefeito, Ademar Dorfschmidt. Na oportunidade, houve também uma ampla discussão com a equipe da Caixa Econômica Federal e técnicos de Brasília para entender como está funcionando a PPP em Toledo.

“Lá já foi implantada 80% da iluminação com led e acreditam que até o final do ano terminam. Pudemos ver de perto a qualidade da iluminação e temos certeza que para a nossa região será um grande avanço”.

A prefeita de Fernandes Pinheiro, Cleonice Schuck, destaca que, em Toledo, a experiência da PPP está sendo positiva. “Estão muito satisfeitos lá e nos deram várias sugestões de ajustes neste próprio contrato, para que aqui na região de Irati possamos fazer ainda melhor, e com mais qualidade”, comenta a prefeita.

Derbli explica que a PPP vai melhorar significativamente a iluminação pública, em locais deficitários e em espaços públicos, como parques, igrejas e praças, o que garante mais segurança a toda população. O prefeito também esclarece que a concessão não deve afetar a conta de luz paga pelos contribuintes.

Além de Derbli e Cleonice, também participaram da visita técnica os prefeitos de Rebouças, Luiz Zak; de Rio Azul, Leandro Jasinski; de Mallet, Moacir Szinvelski; além da vice-prefeita de Teixeira Soares, Juliana Belinoski, e de vários vereadores de toda a região. 

Como funcionará a PPP na região

A Amcespar, através do Conder, recebeu o recurso do projeto para os sete municípios envolvidos na PPP da iluminação, por meio do Fundo de Apoio à Estruturação de Projetos do Governo Federal, gerido pela Caixa.

Através de concessão, que ocorrerá por meio de leilão a ser realizado na Bolsa de Valores, será contratada a empresa responsável pela prestação dos serviços de iluminação, por período a ser definido.

Irati

A PPP prevê a substituição de 100% dos pontos de iluminação pública, incluindo o atendimento de demanda reprimida, além de maior eficiência operacional. A modernização também vai proporcionar ganhos de eficiência energética e sustentabilidade ambiental. Ao todo, em Irati, serão perto de 10 mil pontos de iluminação de led, substituindo as lâmpadas de vapor de sódio e mercúrio.

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul, com informações Assessoria PMI

Foto: Divulgação

Comentários

🗞️📰 Edição 1567 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580