facebook
10/12/2021

Prefeitos buscam solucionar o problema da demora para o início do tratamento oncológico

Com apoio de deputados federais e estaduais, prefeitos da região da Amcespar se reuniram com o secretário de Estado da Saúde, no dia 08, para resolver impasses no atendimento aos pacientes com câncer

Prefeitos buscam solucionar o problema da demora para o início do tratamento oncológico

Assegurar a manutenção do apoio do Governo Estado para o funcionamento Centro de Saúde Erasto Gaertner em Irati e resolver o problema da demora para o início do tratamento  oncológico dos pacientes da região. Estes foram os objetivos de uma audiência entre os prefeitos da Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná (Amcespar) e o secretário Estadual da Saúde (SESA), Beto Preto, na última quarta-feira (08).

De acordo com o prefeito de Irati, Jorge Derbli, os prefeitos da Amcespar e as lideranças do setor de saúde atuam para “manter o Erasto em Irati e acelerar os encaminhamentos dos 109 pacientes que estão na fila para tratamento do câncer”.  Para isso, contam com o apoio de vários deputados estaduais e federais, que atuam junto ao Governo na defesa da saúde – como o deputado federal e secretário de Infraestrutura e Logística Sandro Alex e deputado estadual Alexandre Curi, presentes na audiência.

Na avaliação da presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde CIS/Amcespar, prefeita de Fernandes Pinheiro Cleonice Schuck, a reunião possibilitou uma ampla discussão, com a participação dos prefeitos Celso Kubaski (Imbituva), Moacir Shinvelski (Mallet), Luiz Everaldo Zak (Rebouças), Leandro Jasinski (Rio Azul) e Marcelo Leite (Guamiranga);  e das vice-prefeitas de Irati  Ieda Waydzik e de Teixeira Soares Juliana Belinoski.  Também, do chefe da 4ª regional de Saúde, Walter Trevisan; da diretora do CIS/Amcespar Ângela Cardoso;  do assessor da deputada federal Leandre Dal Ponte, Flores Pilarski;  do assessor do deputado Artagão Júnior, Emerson Antoniolli; e de vários secretários da saúde da região da Amcespar.

O resultado obtido na audiência foi positivo, detalha a presidente do CIS/Amcespar.  “Todos os prefeitos se mantiveram alinhados e firmes no mesmo propósito, obtendo êxito na resolução das demandas apresentadas e a garantia da permanência dos atendimentos em Oncologia na Unidade do Erasto Gaertner em Irati, proporcionando o andamento da fila de espera e também o atendimento humanizado mais próximo dos pacientes”, destacou Cleonice.

Jorge Derbli também enfatiza que as reivindicações dos prefeitos foram acatadas pelo secretário de Estado da Saúde Beto Preto, que se comprometeu resolver o impasse do atendimento aos portadores de câncer. “Nossos objetivos foram conquistados”, comemorou o prefeito de Irati.

Secretários também estiveram presentes

Além dos prefeitos, os secretários municipais de Saúde da região também participaram. Estiveram presentes Amauri Klosowski (Teixeira Soares), Silvana Spisila (Imbituva), Lorena Soares (Mallet), Glaci de Fátima dos Santos Pacheco (Guamiranga), Sandra Aparecida Daniel (Inácio Martins) e Emanuelle de Matos (Fernandes Pinheiro).  

Texto: Letícia Torres, com informações PMI e CIS/Amcespar

Foto: Assessoria PMI e CIS/Amcespar

Galeria de Fotos

COMENTÁRIOS