Prefeito de Teixeira Soares detalha os motivos que levaram a gestão a cancelar a Expotexas

Por Redação 3 min de leitura

Em uma decisão impopular e focada na gestão eficiente dos recursos públicos, após os prejuízos causados por uma chuva de granizo que atingiu Teixeira Soares no mês de maio, o prefeito do município Lucinei Carlos Thomaz, o Lula Thomaz, decidiu cancelar a edição de 2018 da Expotexas.

Em entrevista ao Hoje Centro Sul, ele detalha como foi tomar esta difícil decisão para “arrumar a casa”, “honrar todos os compromissos”.  O perfil de gestor fala mais alto e Lula Thomaz reconhece que o cancelamento da Expotexas foi uma decisão difícil, mas necessária. Também conta que fará um evento popular em comemoração ao aniversário do município, gastando 5% do valor que seria necessário para realização da Expotexas.

Confira a explicação detalhada do prefeito de Teixeira Soares  sobre as ações da gestão:

 

Jornal Hoje Centro Sul – Como que foi tomar essa decisão de cancelar a ExpoTexas nesse ano?

Prefeito Lula Thomaz – Diversos fatos aconteceram, fizeram com que nós tomássemos essa decisão. O fator econômico que o país vive, a prefeitura passa por um momento de muitas obras que estão acontecendo e nós temos contrapartida para dar. Nós já tivemos uma situação de emergência no dia 18 de maio, um evento de granizo pegou aproximadamente duas mil pessoas, 1976 pessoas e 434 casas – se não me falhe a memória –  e a Defesa Civil nos ajudou muito, através do Governo do Estado, porém, prédios públicos também tiveram diversas avarias. Até onde acontece a ExpoTexas o telhado inteiro foi danificado, a casa da pessoa que cuida do Centro de Eventos foi danificada, então nós vamos ter que fazer um investimento lá de aproximadamente 100 mil reais e teríamos que correr contra o tempo para deixar preparado para receber a ExpoTexas. Nós estamos em um Decreto de Emergência, a partir desse evento que ocorreu, dessas pessoas atingidas. Nós achamos que a festa é importante, que a população merece a festa, nós somos favoráveis à festa, porém, nesse momento não.Nós precisamos arrumar a nossa casa e Teixeira Soares tem muito que investir de agora até o final do ano, durante o ano de 2018.

HCS – Foi uma decisão difícil? No ano passado a festa foi grandiosa, teve shows nacionais, a população, não dá nem pra dizer que da região toda, mas de muitos municípios, de outras regiões, vindo para Teixeira Soares, conhecendo a cidade?

Lula Thomaz – É uma decisão impopular, é uma decisão que a gente toma em um momento que era necessário ser tomada, então, difícil é, mas ela é necessária. Eu sou gestor, tenho que garantir saúde pública para os nossos munícipes, tenho que dar condição de estrada para os nossos agricultores, tenho que promover todas as políticas públicas que são pertinentes ao município. Então, eu não posso optar por uma festa, apesar de que eu goste. E realmente a nossa ExpoTexas do Centenário foi grandiosa, mas também se tratava de um momento especial, o momento do nosso Centenário. Esse ano, nós estamos vendo a data, nós vamos ter a tarde com as famílias, junto com o almoço dos produtores. Vamos colocar brinquedos, refrigerante, cachorro quente para as crianç