facebook
16/10/2020

Prefeito de Inácio Martins é destaque no ranking dos melhores prefeitos do Paraná

Prefeito de Inácio Martins é destaque no ranking dos melhores prefeitos do Paraná

O 17º lugar no ranking dos melhores prefeitos do Paraná organizado pela Prime Destaques foi conquistado pelo prefeito de Inácio Martins, Júnior Benato. Recentemente divulgado, o ranking tem como base a análise de indicadores socioeconômicos dos 399 municípios paranaenses, o que enfatiza a relevância da posição alcançada.

“Acredito que tenha sido feita a avaliação da gestão, das conquistas que o Município teve. Por exemplo, a evolução da rede de saneamento do município, que é um índice indicativo de um órgão do Governo; a geração de empregos também; o comércio que teve um avanço, inclusive o município de Inácio Martins foi destaque de percentual de avanço no comércio, nosso comércio foi muito fortalecido”, diz Júnior Benato. Ele explica que o percentual de vendas no comércio cresceu em 2019 e o município foi destaque regional devido a este indicador.

Outro aspecto que o prefeito acredita que também  pode ter pesado para definir a posição no ranking é a geração de empregos.  “Houve o fortalecimento das indústrias também, na geração de empregos, isso pode ser um fator fundamental, e talvez seja o maior desafio de todas as gestões, dos prefeitos, que é a geração de emprego e renda”, diz. Segundo ele, a indústria de jeans que se instalou em Inácio Martins em agosto de 2019 atualmente gera mais de 60 empregos diretos. A expectativa é de ampliação das vagas. “Tem potencial de chegar a mais de 100 [vagas], talvez ainda esse ano, porque até o final do ano as vendas aumentam, principalmente na área de confecção. E se as vendas aumentam, os produtos tem de ser de maior número, e para que se consiga isso, a empresa tem que fazer mais contratações”, analisa Júnior Benato.

Outro segmento que tem gerado empregos e movimentado a economia local é o das obras públicas. O prefeito cita que está em andamento a construção do Centro de Eventos, as obras do Parque Ambiental, a edificação da Casa Lar, várias pavimentações de ruas e a execução de rede de saneamento básico. “Nós vamos chegar num patamar de 60% de rede de esgoto com os projetos já em andamento, e queremos ampliar isso aí até o final do ano”, afirma. Ele  reforça a importância dos investimentos em saneamento como forma de prevenção às doenças, o que repercute positivamente no setor de saúde.

Também na saúde, ele comenta o destaque obtido pelo município na eficiência do uso dos recursos.  “Fomos exemplo no Estado do Paraná e ganhamos premiação no Brasil com o tema ‘Fazendo mais, com o mesmo’. Então é o mesmo recurso que nós temos, e fazendo muito mais pela saúde, isso foi premiado. Obtivemos a primeira colocação no Paraná e a terceira colocação no Brasil”, diz Júnior Benato. Ele também fala que foram ampliados  os serviços de odontologia oferecidos para a população.

“Esses são fatores que me credenciaram a ser o 17º melhor prefeito do Estado do Paraná, num campo de 399”, diz.

Amcespar

Além de prefeito de Inácio Martins, Junior Benato presidiu a Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná, Amcespar, nos últimos anos, o que também colaborou para que as ações realizadas tivessem destaque. “Claro que representando uma região inteira você tem muito mais facilidade de conversar com o governo, e isso com certeza o teu município também tem mais visibilidade”, argumenta o prefeito.

À frente da entidade, ele destaca que tem atuado em prol de toda a região. “Tenho defendido, sim, a região. A conquista do Erasto Gaertner praticamente foi uma conquista da Amcespar, não foi a conquista de Irati, foi para todos os nossos municípios. A ampliação de vários segmentos, a corporação do Corpo de Bombeiros, o efetivo que está se ampliando, isso é uma conquista da Amcespar. Então várias coisas acontecem em nível de região”, afirma Júnior Benato.

Infraestrutura

Júnior Benato defende que os investimentos em infraestrutura urbana, em obras, são decisivos para o desenvolvimento da cidade. “O investidor que vem de fora e quer investir na cidade, ele quer uma cidade que seja promissora, que ele vai colocar a sua empresa que passe a rede de saneamento na frente, que tenha a pavimentação, que tenha uma calçada, acessibilidade para portadores de necessidades especiais e isso a gente prepara o município para receber o investimento, até na melhoria de qualidade de vida das pessoas”, diz.

De acordo com o prefeito, foram executados cerca de 10 quilômetros de pavimentação de vias urbanas nos últimos quatro anos. Ele afirma que isso motiva os martinense a também realizarem melhorias em suas casas e estabelecimentos comerciais, o que faz com que deixa a cidade mais bonita e organizada.

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul

Fotos: Letícia Torres/Hoje Centro Sul

Foto Benato: Divulgação

Galeria de Fotos

COMENTÁRIOS