22/07/2025
Na segunda-feira (14), o prefeito de Fernandes Pinheiro Oziel Neivert e a primeira dama Eliane Neivert estiveram no Casarão de Florestal para discutir as tratativas de restauração e o futuro do local. A visita contou com a presença de João Paulo Mendes de Almeida, coordenador da estação de pesquisa do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), atual administrador do espaço, e abordou os desafios e possíveis soluções para a revitalização do Casarão.
"Este casarão é um símbolo da nossa história local e não podemos deixar que se perca. Muitos que ainda moram aqui em Florestal, seus pais ou avós trabalharam para a família Miranda. Existe um vínculo afetivo e histórico com esse lugar. Estamos em diálogo com o Estado e municípios vizinhos para garantir os recursos necessários. O departamento de Cultura está com muitos projetos para transformá-lo em um espaço multicultural que beneficie toda a região", declarou Oziel, durante a inspeção às estruturas deterioradas.
Atualmente, o IDR assumiu o compromisso de avançar com a restauração, independentemente de parcerias municipais. Um contrato de R$ 130 mil, inicialmente, foi firmado com uma ONG através de um Edital de Fomento Pró Restauro que foi realizado em 2024, para a elaboração do projeto executivo, que deve ser entregue em dois meses.
Oziel destacou a importância do casarão para a região e reforçou o compromisso de buscar soluções em conjunto com o Estado e municípios vizinhos – dentre eles Irati, pois há dúvidas se o imóvel está localizado em área pertencente a Irati ou Fernandes Pinheiro. "Independentemente dos limites municipais, nosso objetivo é preservar esse patrimônio para as futuras gerações", enfatiza o prefeito.
Segundo ele, a expectativa é que, após a conclusão do projeto, sejam captados recursos para executar a obra e preservar esse marco histórico.
Texto: Redação/Hoje Centro Sul, com informações Assessoria PMFP
Fotos: Assessoria PMFP