13/08/2024
O partido Progressistas (PP), que chegou a realizar pesquisas internas e cogitou a possibilidade de lançar um candidato a prefeito de Irati nas eleições deste ano, optou em não participar da disputa majoritária indicando nomes para concorrer ao Legislativo.
Em convenção realizada na noite de segunda-feira (05), os filiados do partido decidiram apoiar a candidatura de Rafael Felipe Lucas (Podemos) e Ieda Waydzik (PSDB) aos cargos de prefeito e vice, respectivamente. A reunião contou com a participação dos dois candidatos ao Executivo e do atual prefeito Jorge Derbli, que já declarou seu apoio para Rafael e Ieda. O PP ainda apresentou os nomes dos 11 candidatos a vereador. O destaque fica por conta da presença de cinco mulheres na lista.
O presidente do PP de Irati, Marcelo Rodrigues (Marcelinho), que será um dos candidatos a vereador, confirmou que havia possibilidade de lançar uma chapa pura ao Executivo. Porém, a decisão de apoiar Rafael levou em conta a amizade do ex-deputado Evandro Rogério Roman (PP) com o candidato a prefeito.
“O próprio Evandro Roman que tem o mando político do partido, por ter uma afinidade com o Rafael da campanha passada, e o próprio prefeito Jorge vieram e nos reunimos para ter essa decisão de apoiar o Rafael e a Ieda, que acredito que tem uma possibilidade muito grande de lograr êxito nesta eleição”, afirmou Marcelinho.
O presidente do PP ainda citou que o secretário Estadual de Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros, apoia a decisão. Citou também a importância dele no partido em nível estadual, o que facilitará o estreitamento de laços com representantes do governo estadual para melhorar a infraestrutura do município.
Mulheres em destaque
Dos 11 candidatos a vereadores do PP, 6 são homens e 5 são mulheres. Ao ser questionado sobre a presença de mulheres candidatas a vereadoras em número expressivo no PP, Marcelinho disse que o partido defende uma atuação igualitária dos dois sexos, pois acredita no potencial das candidaturas femininas.
“Como candidatos a vereador eu acredito que o Progressistas tem o número maior de mulheres. Isso mostra que nós respeitamos as mulheres, nós precisamos das mulheres, não só como candidatas para preencher vaga. Nós precisamos delas para ocupar uma vaga de fato na Câmara Municipal e acredito que o PP está dando um passo importante para trazer a presença da mulher na gestão pública e na Câmara Municipal”, enfatiza o presidente do PP.
Rodrigo Zub e Letícia Torres