Política em Questão – Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk
Candidaturas e o TSE
Até o fechamento dessa edição, 54 dos candidatos do Paraná foram considerados inaptos a concorrer à eleição desse ano e tiveram suas candidaturas indeferidas. Os dados ainda estão sendo atualizados pelo TSE. Na eleição para governador, constava no site do TSE apenas a candidatura de Priscila Ebara (PCO) aguardando o julgamento. Já o candidato Ogier Buchi (PSL) teve a candidatura indeferida, com recurso. Foram deferidas, estão aptos a concorrer, Ratinho Junior (PSD), Cida Borguetti (PP), Dr. Rosinha (PT), Geonisio Marinho (PRTB), João Arruda (MDB), Professor Ivan Bernardo (PSTU), Professor Jorge Bernardi (Rede), Professor Piva (PSOL).
Bolsonaro lidera as pesquisas
Segundo pesquisa referente à disputa presidencial realizada pelo instituto Datafolha e divulgada no último dia 14, Jair Bolsonaro (PSL) tem 26% das intenções de votos. Em segundo lugar estão empatados Ciro Gomes (PDT) e Fernando Haddad (PT) com 13%. Geraldo Alckmin (PSDB) está com 9%, Marina Silva (REDE) tem 8%, Álvaro Dias (PODE) 3%, Henrique Meireles (MDB) 3%, João Amoedo (NOVO) 3%, Vera (PSTU) 1%, Cabo Daciolo (PATRI) 1%, Guilherme Boulus (PSOL) 1%, João Goulart Filho (PPL) 0%, Eymael (DC) 0%. Branco/Nulo 13%. Não sabe 6%. A pesquisa ouviu 2.820 eleitores em 197 municípios brasileiros e foi realizada entre os dias 13 e 14 de setembro de 2018. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Levantamento registrado no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR 05596/2018. Contratantes da pesquisa: Folha de S. Paulo e TV Globo.
TV em baixa
Observa-se nesta eleição 2018 uma mudança de comportamento dos eleitores. Enquanto em outras eleições a TV era o maior meio utilizado para a conquista de votos, nesta eleição parece não estar surtindo o mesmo resultado. O candidato à presidência com mais tempo de TV, 5 minutos e 32 segundos – Geraldo Alckmin (PSDB) –, aparece como o quarto candidato na pesquisa de intenções de voto Datafolha, divulgada no dia 14 de setembro (ver nota anterior). Enquanto isso, o candidato que aparece em primeiro lugar, Jair Bolsonaro (PSL), tem apenas 8 segundos de televisão.
Facebook em baixa
Um quarto dos usuários do Facebook deletou o aplicativo nos Estados Unidos e, no Brasil, a tendência de queda no uso desta rede social também já se observa. Pesa contra o Facebook o recente o escândalo envolvendo a consultoria Cambridge Analytica, que teve acesso a informações pessoais de clientes do Facebook e é acusada de usar estas informações para manipular a última eleição presidencial americana a favor de Donald Trump. Também pesa contra o Facebook a alteração em seu algoritmo – que trouxe grandes mudanças nas informações que aparecem para a visualização dos usuários em seus perfis pessoais.
Facebook x Whatsapp
No Brasil, nesta campanha eleitoral existe a influência das redes sociais. Entretanto os eleitores têm utilizado bem mais o Whatsapp do que o Facebook para compartilhar informações.
PT usa R$ 1,5 milhão do fundo partidário para pagar advogados de Lula
A campanha do ex-presidente Lula (PT) pagou R$ 1,5 milhão ao escritório de advoc

