Política em Questão – Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk
Causa de todos
Nenhum candidato foi convidado para o lançamento da Campanha X-Solidário, realizada pelo grupo Ivasko em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer e Anapci. Neste ano, o objetivo é arrecadar fundos para que seja dado o pontapé inicial para a construção da unidade do hospital Erasto Gaertner em Irati, hoje instalado provisoriamente na sede da Anapci. Vale lembrar que muitas lideranças políticas lutaram para que a unidade começasse a funcionar em Irati, cujo atendimento é custeado pelo Governo do Estado. Agora, novamente será necessária uma soma de forças para que o hospital especializado seja construído. Seria injusto creditar as diversas conquistas obtidas na luta pelo tratamento do câncer em Irati a apenas um ou dois deputados.
Cida na capital
A governadora Cida Borghetti fez campanha nas ruas de Curitiba no fim da manhã de quarta-feira, 29. Junto com apoiadores, Cida e o Coronel Malucelli caminharam e conversaram com a população na região do terminal Campina da Siqueira.
No interior do estado
Muitos comentam esta campanha está parecendo um pouco mais calma que as dos anos anteriores. O único candidato a governador que já tem um comitê instalado em Irati é Ratinho Júnior (PSD). Ele foi o primeiro a realizar a convenção partidária e registrar sua candidatura. Também já observamos, em ação, várias equipes do candidato Sandro Alex (PSD), que busca a reeleição como deputado federal.
Coligação de João Arruda erra nas contas
A coligação de última hora levou os partidos da base de João Arruda (MDB) a registrarem mais candidatos a deputado federal do que a lei permite. Agora, os quatro partidos estão tendo de pedir a 13 candidatos que apresentem à Justiça Eleitoral suas cartas de renúncia. A chapa de federais foi formada com candidatos de MDB, PDT, SD e PCdoB. Os partidos acharam que a lei permitia o registro de até 60 candidatos, já que são cadeiras em disputa.
Qual a influência da TV?
Haverá mudanças nas intenções de voto dos eleitores no país com o início do horário eleitoral gratuito nas emissoras de televisão e de rádio nesta sexta-feira (31)? O principal questionamento é o quanto a televisão influenciará o eleitor. Na disputa presidencial, as entrevistas que têm sido feitas com os candidatos pelo Jornal Nacional, da Rede Globo, têm dado o que falar. Entretanto, não se observam debates de ideias que possam vir a fazer com que as pessoas mudem de opinião. O que há é uma forte polarização radical.
E das mídias sociais?
Nas mídias sociais, pouco se vê das campanhas dos candidatos. No Facebook, depois que houve a mudança do algoritmo, pouco aparece sobre política para os usuários. No WhatApp são tantos vídeos e comentários que muita gente nem vê mais.
Terceirização
O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou, nesta quinta-feira (30), por sete votos a quatro, a validade da terceirização irrestrita para as contratações pelas empresas. Foi a quinta sessão sobre o tema na Corte, no julgamento da Arguiç&atil

