Política em Questão – Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Por Redação 3 min de leitura

 

 

Resultado da pesquisa

Divulgada às 0h05 de quarta-feira (15), a pesquisa do IRG encomendada pelo jornal Bem Paraná apresentou a intenção de votos dos paranaenses quanto à disputa pelo governo do Estado. A pesquisa foi a primeira após as convenções que definiram os candidatos e o deputado estadual Ratinho Júnior (PSD) lidera as intenções de voto, com 45%, seguido da governadora Cida Borghetti (PP), com 20,2%. Em terceiro está o deputado federal João Arruda (MDB), com 7,1% e em quarto aparece o ex-deputado federal  Dr. Rosinha (PT), com 3,9%. O IRG ouviu  1.250 eleitores entre os dias 9 e 14 de agosto. A margem de erro é de 2,8 pontos porcentuais para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no TRE sob o número 09806/2018.

 

Repercussão da pesquisa

A candidata Cida Borghetti (PP) comemorou os 20,2% alcançados na pesquisa divulgada neste dia 15. Nas redes sociais, postou agradecimento aos paranaenses. “A campanha nem começou ainda e em poucos meses saímos da casa dos 5% e já superamos os 20%, fruto de muito trabalho e claro, pela confiança que a população deposita no nosso trabalho”, escreveu Cida. Os 5% citados pela candidata eram os números da pesquisa Ibope, encomendada pela rádio CBN Cascavel, que entrevistou 1.008 eleitores, entre os dias 03 e 05 de abril de 2018, com  nível de confiança de 95%, e a margem de erro é de 3% para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no TRE com o número 06410/2018. Em entrevista à Gazeta do Povo, Moacyr Fadel, coordenador de campanha do candidato João Arruda (MDB) também comemorou o resultado da pesquisa. “Nossa campanha ainda não tem CNPJ e já saímos com 7%”, avaliou Fadel. “Vamos crescer, ir ao segundo turno e ganhar”, disse. Enquanto isso, o candidato que lidera a pesquisa, Ratinho Júnior (PSD), que tem quase metade as intenções de voto segundo a pesquisa IRG, não comemorou. Em atitude sensata, o candidato prefere fazer campanha. Segundo assessores diretos, em reuniões com a equipe de trabalho, Ratinho Júnior faz questão de dizer que o único voto que tem certeza que receberá é o seu e que, por isso, é preciso apresentar o plano de governo ao maior número de pessoas possível e pedir o apoio dos paranaenses, pedir voto.

 

Um candidato a menos?

Apesar da candidatura do jornalista Ogier Buchi (PSL) ao governo do Paraná ter sido registrada junto ao TSE, o candidato a presidente da sigla, Jair Bolsonaro, divulgou um áudio nesta quarta-feira (15) afirmando que seu candidato a governador do Paraná é Ratinho Júnior (PSD). Seria o anúncio que Ogier Buchi desistirá da disputa?    

 

Emoção x propostas

Eleição é conquista, é convencimento, é motivação. Logo depois dos registros das candidaturas, neste dia 15, duas estratégicas distintas começam a ser utilizadas pelos principais candidatos que querem governar o Paraná entre 2019 e 2022. Uma a estratégia emotiva e a outra a racional.  Cida Borghetti (PP) e João Arruda (MDB) seguem a linha emocional e tentam provar que são pessoas boas, “de família”, que tem um cotidiano parecido com o de qualquer cidadão comum.  Cida postou nas redes sociais um vídeo cozinhando, preparando a janta para a f