Política em Questão – Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Por Redação 3 min de leitura

MPF pede que tribunal tranque ação contra Richa

Nesta semana, na segunda-feira (23), o Ministério Público Federal (MPF) da 4ª Região, em Porto Alegre, manifestou-se a favor do trancamento da ação penal que investiga se ex-governador do Paraná Beto Richa (PSDB) teve participação na aplicação irregular de R$ 100 mil para reformar unidades de saúde de Curitiba.O parecer foi dado pelo procurador regional IpojucanCorvello Borba ao analisar um habeas corpus impetrado pela defesa de Richa. O procurador manifestou-se pelo trancamento da ação contra o ex-governador porque, segundo ele, não há indícios “de que o paciente tenha concorrido, pessoal e dolosamente, de alguma forma, para a aplicação indevida dos recursos do convênio”.Caso julgue procedente o trancamento, o juiz pode declarar a extinção da ação contra o réu.                                                                                         

Blefe?

Quanto à aliança entre o MDB do pré-candidato a senador Roberto Requião e o PDT do pré-candidato a governador Osmar Dias, há quem diga que está cada dia mais difícil. Uma ala do MDB insiste na pré-candidatura do deputado federal João Arruda (MDB) a governador – possibilidade que foi comentada na convenção partidária. Seria mais um blefe da cúpula do MDB na tentativa de pressionar Osmar Dias? Provavelmente sim, mas só no dia 05 de agosto teremos certeza.

Fernanda Richa sai do governo

FernandaRichadeixouo governo Cida Borghetti (PP). Ela se afastou do comando da Secretaria da Família e do Bem Estar Social – ação que já pretendia tomar a meses. Ela só não deixou o cargo em junho para não agravar a situação de impasse político que o marido, pré-candidato a senador Beto Richa (PSDB) e o PP da pré-candidata a governadora Cida Borghetti viviam. Agora, com a saída de Fernanda, tudo indica que a possibilidade de aliança entre Beto e Cida tenha nas eleições tenha chegado ao fim.

Várias obras serão inauguradas em Irati

Em Irati, várias inaugurações ainda integram o calendário festivo dos 111 anos do município. Nesta sexta-feira (27), pela manhã, o prefeito Jorge Derbli (PSDB) entregará para os moradores do Conjunto Joaquim Zarpellon a Unidade de Saúde Doutor François Abib e o Centro de Artes e Esportes Unificados. As solenidades estão marcadas para as 09 e para as 11horas. No sábado (28), haverá a inauguração do Centro de Convivência do Bairro Pedreira às 10 horas. E na terça-feira (31) acontecerá a entrega de duas salas de aula na Escola Rural Municipal São Miguel, em Itapará, às 15horas.

Paraná Cidadão ocorrerá em Fernandes Pinheiro

Fernandes Pinheiro receberá o Programa Paraná Cidadão nos dias 15, 16 e 17 de agosto. O evento oferecerá serviços como confecção de documentos, esporte, lazer, ações de saúde, bem estar social e cultura para a população, no Parque da Prainha. As atividades ocorrerem entre as 9 horas da manhã e as 17 horas. O dia 15 de agosto é reservad