Política em Questão – Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk
Início das obras entre Irati e São Mateus do Sul
A Secretaria de Infraestrutura e Logística do Governo do Paraná confirmou que será dada na próxima segunda-feira, dia 03 de dezembro, a ordem de serviço para o início da pavimentação da estrada que liga Irati a São Mateus do Sul. Com a entrega da ordem de serviço, a Construtora Triunfo S.A. poderá começar a fazer o asfalto. A empresa venceu a licitação com proposta de R$ 108,9 milhões para execução da obra.
Confirmados e cotados
O que nos bastidores já era dado como certo se confirmou, o deputado estadual Guto Silva (PSD) assumirá a Casa Civil no governo de Ratinho Júnior. Já haviam sido anunciados anteriormente o secretário de Educação Renato Feder, a Procuradora Geral Letícia Ferreira da Silva e o secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, Luiz Felipe Kraemer Carbonell. Outros nomes estão sendo cotados pelo futuro governador para a definição do primeiro escalão, como João Carlos Ortega, Marcio Nunes e Leandre Dal Ponte.
Infraestrutura e Logística
O deputado federal Sandro Alex (PSD) foi convidado pelo governador eleito Ratinho Júnior (PSD) a assumir o cargo de secretário de Infraestrutura e Logística e deverá dar a resposta ainda nesta sexta-feira. Caso assuma a secretaria, Sandro terá importantes missões, pois o novo governador tem projetos ousados para incentivar o desenvolvimento econômico do Paraná valorizando a vocação estadual de produzir alimentos, o que depende de melhores condições para a logística. Isso requer investimentos pesados em infraestrutura para dar condições ao setor produtivo de transportar seus produtos. Parcerias público-privadas e busca de outras alternativas modais são algumas das pretensões do governador, o que passa pela Secretaria de Infraestrutura e Logística.
Pedágio
Outra missão da Secretaria de Infraestrutura e Logística será estudar um novo modelo para concessão das rodovias, ou seja, definir como será o pedágio no Paraná nas próximas décadas. Vale lembrar que a secretaria está sendo investigada pela Operação Lava Jato e que, na campanha, Ratinho Júnior levantou a bandeira de combate à corrupção. Justamente por isso, pode ter convidado o deputado Sandro Alex (PSD) para o cargo. O parlamentar nunca foi citado em nenhuma operação de combate a corrupção.
Governo novo
Em entrevista a rádio Jovem Pan nesta semana, Ratinho Júnior (PSD) enfatizou as mudanças que quer fazer, estando à frente do Governo do Paraná. “O nosso governo será novo porque não terá desperdícios, terá um programa amplo de combate à corrupção e o respeito ao cidadão e aos municípios com o uso correto do dinheiro público. Isso é novo na política do Paraná e do Brasil”, afirmou.
Malojo x Rodrigo Solda
Na próxima terça-feira (04), a Câmara Municipal de Rio Azul fará a entrega de Título de Cidadão Honorário de Rio Azul para Luiz Edison Zuconellli e para André Armando Malojo (PSB).

