Política em Questão – Por Ciro Ivatiuk e Letícia Torres – Comemorar a vida
Comemorar a vida
Não ofuscar a demonstração de gratidão aos profissionais de saúde neste quase um ano e meio de pandemia foi uma das preocupações do prefeito de Irati, Jorge Derbli (PSDB). Por isso, não foram programados muitos eventos festivos para os 114 anos de Irati. O prefeito, que já teve Covid-19 e precisou permanecer hospitalizado, destaca que o principal é “comemorar a vida”. Ele também agradece à população, que entendeu a necessidade da adoção de medidas restritivas e respeitou os decretos municipais. Na terça-feira, dia 13 de julho, Irati tinha apenas 13 pacientes internados com Covid-19. Nos períodos mais críticos da pandemia, o município chegou a ter 50 pessoas hospitalizadas, na UPA 24 horas ou na Santa Casa.
Poucos casos de Covid-19
Em Teixeira Soares e Rio Azul, os prefeitos Lula Thomaz (PSD) e Leandro Jasinski (PSD) também comemoram a redução do número de casos de Covid-19. Jasinski conta que os novos casos da doença estão “praticamente zerados no município”. E em Teixeira Soares também há uma quantidade bem pequena de casos da doença.
A melhor vacina
Na última sexta-feira, dia 09, foi a vez do prefeito de Rebouças Luiz Everaldo Zak se vacinar contra a Covid-19. Ele aproveitou a oportunidade para deixar um recado para toda população sobre a importância da vacinação. Zak frisou que a melhor vacina é “a no braço”. Enfatizou que não importa a marca, pois todas as vacinas aprovadas pela Anvisa e são boas.
Projeto “Nossa Casa”
Um projeto habitacional com recursos municipais será lançado em Irati nas próximas semanas. Ousado, o projeto “Nossa Casa” deverá ser a esperança para as famílias carentes de Irati. Trata-se de um projeto inédito, de inclusão social, viabilizado pela boa gestão dos recursos públicos. Parabéns ao prefeito Jorge Derbli e à vice-prefeita Ieda pela iniciativa, que trará mais dignidade às famílias que vivem em condições de habitação inadequadas e não têm condição de pagar uma prestação de um imóvel. O “Nossa Casa” pretende oferecer uma parcela de apenas 10% do salário mínimo a estas famílias em situação de extrema pobreza.
PEC aprovada pelos deputados estaduais
Os deputados estaduais aprovaram na terça-feira (13) a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que altera o art. 146 da Constituição do Paraná e prevê a autorização como forma de concessão de infraestrutura (ferroviária e aquaviária). O texto será promulgado pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano, e publicado em Diário Oficial. Com a aprovação da PEC, será permitida a construção de pequenos trechos de ferrovias em áreas próximas às linhas principais. Até então, as ferrovias só podiam ser exploradas sob o regime de concessão ou permissão. A alteração deve permitir o protagonismo da iniciativa privada, desde que os projetos tenham todas as licenças legais e ambientais.
Imbituva faz parceria pela educação
Em Imbituva, uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o SESI garante às pessoas a oportunidade de concluir os

