Política em Questão – Por Ciro Ivatiuk e Letícia Torres

Por Redação 3 min de leitura

Capela mortuária do Guamirim

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedu) autorizou a homologação da licitação da obra da capela mortuária que será construída no distrito de Guamirim, em Irati.  Do total de R$ 504,1 mil a serem investidos na edificação, R$300 mil foram viabilizados pelo deputado Artagão Júnior junto ao Governo do Estado.

Sociedade Ucraniana na ALEP

Na segunda-feira (11), a Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) aprovou um “voto de congratulações” pelos 100 anos de fundação da Sociedade Ucraniana do Brasil (Subras). A sociedade foi fundada em 7 de julho de 1922 no Distrito de Dorizon, em Mallet, sob a denominação de União Ucraína do Brasil.  Transferiu-se, em 28 de fevereiro de 1923 para União da Vitória, de onde, no ano de 1934 foi para Curitiba, incorporando então o Patrimônio e os sócios da Sociedade Taras Chevtchenko, fundada em 1908. No início, objetivava o apoio aos recém imigrantes que se instalavam na região de Mallet e União da Vitória e depois se espalhavam para outras cidades do Paraná. Atualmente, a Subras  tem como objetivo a preservação e o desenvolvimento da cultura ucraíno-brasileira.  

Câmara de Irati faz a entrega de títulos

Como parte da programação dos 115 anos de Irati, a Câmara Municipal fez homenagens a pessoas que colaboraram para o desenvolvimento de Irati. Na noite de segunda-feira (11) ocorreu a Sessão Solene de entrega de Título de Cidadão Benemérito para Air Cavalim. E na tarde de terça-feira (12), houve uma Sessão Solene de entrega de Título de Cidadã Honorária de Irati para Joana Stroparo Duda.

Culto na Colina Nossa Senhora das Graças

Na noite de sexta-feira (08), os profissionais da Educação de Irati celebraram um culto na Colina Nossa Senhora das Graças, em agradecimento às conquistas e em comemoração aos 115 anos de emancipação política do município.

Novo secretário

O prefeito de Irati, Jorge Derbli, está estudando a nomeação de um novo secretário de Comunicação Social. Atualmente a pasta vem sendo comandada interinamente pelo secretário de Tecnologia, Inovação e Planejamento, João Antônio de Almeida Júnior. Entretanto o volume de trabalho acumulado é grande para conciliar as áreas distintas.

Justiça Eleitoral por Elas

No dia 19 de julho, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) promove o evento “Justiça Eleitoral por Elas”. O encontro será realizado na sede do TRE em Curitiba com início às 9h30.

O evento é organizado pela Comissão Mulheres na Política, que  em junho deste ano, com o objetivo de assegurar a igualdade de gênero e efetivar a participação feminina na política. O debate engloba ainda a prevenção, repressão e combate à violência política contra a mulher.